Incubadora Criativa: Catalão em destaque no cenário cultural

Incubadora Criativa: Catalão em destaque no cenário cultural

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Incubadora Criativa. Lançada pela Casa Criativa de Catalão através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), a iniciativa é uma das primeiras do estado de Goiás a abrir espaço para artistas, grupos e coletivos que desejam desenvolver projetos nas áreas de arte, cultura e tecnologia.

Com o objetivo de impulsionar os talentos locais e regionais para a produção cultural e digital, a incubadora funcionará como um hub dinâmico, abrigando até 20 grupos ou coletivos, sejam eles formais ou interessados em formalização.

Diferentemente dos modelos já existentes no estado, a Incubadora Criativa tem como foco principal atingir estudantes de escolas públicas, incentivando o empreendedorismo cultural entre os jovens. 

“Em um cenário onde as incubadoras geralmente abrigam startups tecnológicas e pequenos empreendimentos, estamos fazendo história ao lançar a primeira incubadora de projetos culturais de Goiás, que oferece, além de todo o suporte e mentoria, uma bolsa auxílio para os projetos selecionados. Essa iniciativa representa um convite à inovação, arte e expressão, abrindo caminho para uma nova era de criatividade no estado e no país”, afirma a diretora pedagógica da Casa Criativa, Rita Oliveira.

Processo seletivo
A seleção dos projetos será realizada por meio de um chamamento público simplificado. O edital está disponível no site www.casacriativa.org.br. O prazo para inscrições é até 30 de maio. 

Ao todo, serão escolhidos 20 grupos ou coletivos para receber suporte na pesquisa, criação e divulgação dos produtos de seus projetos. Os grupos serão distribuídos da seguinte forma:

– 2 grupos ou coletivos de artes cênicas (teatro, dança, circo).

– 3 grupos ou coletivos de produção audiovisual/cinema.

– 12 grupos ou coletivos de games, cultura e novas tecnologias (como técnicas multimídia, tradução em libras, audiodescrição, desenvolvimento de aplicativos e jogos nacionais, entre outros).

– 3 grupos ou coletivos técnicos (iluminação, som, operação de câmera, entre outros).

Estrutura
Os projetos selecionados terão acesso a recursos como utilização da sala teórica, da sala de tecnologia e estúdio de gravação, assim como toda a estrutura disponível na Casa Criativa.

O edital prevê ainda que os projetos selecionados terão direito aos seguintes recursos:
– o uso de sistema de e-mail com duas contas e área em servidor para hospedagem de site do projeto;
– cursos de formação relacionados a formalização e elaboração de projetos, além daqueles ligados diretamente a proposta apresentada;
– mentoria individual, com encontros online ou presenciais;
– bolsa auxílio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por mês, para cada grupo, durante a permanência no projeto;
– apoio administrativo, com linhas VOIP individualizadas por grupo.

“Ao fornecermos um ambiente propício à criatividade e à expressão artística, a Incubadora não apenas impulsiona o desenvolvimento cultural da região, mas também estimula a economia criativa do estado, gerando oportunidades de emprego e crescimento sustentável. Os projetos desenvolvidos na Incubadora terão o potencial não apenas de inspirar e entreter, mas também de promover o diálogo, a reflexão e a transformação social”, afirma Rita.

Para mais informações, os interessados devem acessar o edital pelo link https://casacriativa.org.br/index.php/editais/incubadora-criativa

A Casa Criativa
A Casa Criativa é o primeiro polo de inovação dedicado à criação, formação, produção e convivência entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital do estado. O projeto é uma realização da City Web Arte e Inteligência, em parceria com a Cia. São Genésio e a VR Projetos, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto é patrocinado pela CMOC. 

Todas as ações da Casa podem ser acompanhadas pelas redes sociais TikTok, Instagram e Facebook através do @casacriativacatalao. 

Sobre a City Web
A City Web Arte e Inteligência é uma parceira de companhias de teatro, centros culturais e fazedores culturais que queiram desenvolver projetos nas áreas de artes, esportes, cultura e assistência social de maneira responsável e com impactos positivos junto às comunidades em que estão inseridos. A City Web desenvolve, em estúdios próprios, projetos audiovisuais com produções cinematográficas e vídeos para redes sociais e emissoras independentes. Suas produções já participaram de mais de 150 festivais, acumulando inúmeros prêmios no Brasil, com um público de mais de 1 milhão de pessoas.

Sobre a Cia São Genésio
Desde 2006, a Cia de Teatro São Genésio luta para levar teatro de qualidade para o interior de São Paulo e outras regiões do país. Sediada em Hortolândia, a Cia criou a Mostra Nalona. Entre os espetáculos criados e produzidos pela São Genésio estão: “Minhas Criadas”, “Anonimato”, “Desrazão, o reino dos de fora”, “As Aventuras de Gotícula “, “A História da Caixa”, entre outros.

Sobre a VR Projetos
A VR Projetos é especializada em prestar consultoria e captar recursos através das leis de incentivo junto à iniciativa privada para a realização de projetos culturais transformadores, educacionais e esportivos, como o BookTruck, Estante de Histórias, Sacola Literária, Empreender para um Brasil melhor, dentre outros. Ao longo dos 14 anos já impactou mais de cinco milhões de pessoas em todo território brasileiro.

Sobre a CMOC
A CMOC é uma indústria que atua na mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfatos, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria global e o crescimento da agricultura no Brasil. Atua como subsidiária do CMOC Group, companhia chinesa com um diversificado portfólio de ativos, a CMOC Brasil acredita e investe no crescimento sustentável dos negócios, por meio da sinergia entre os ativos, a excelência operacional, a inovação e a qualidade de seus produtos e relacionamentos. Contribuir com a sociedade por meio do que produz e também pela sua atuação socialmente responsável, especialmente nas regiões onde estão suas operações em Catalão e Ouvidor (Goiás) e Cubatão (São Paulo), é um dos propósitos da CMOC.