Verão: como manter os cuidados com a pele na estação mais quente do ano

Verão: como manter os cuidados com a pele na estação mais quente do ano

O Brasil vem enfrentando fortes ondas de calor, o que demanda uma série de cuidados, principalmente com a pele, que fica mais vulnerável nessa época do ano por conta da exposição ao sol, suor e poluição.

Para preservar sua saúde e beleza, vale adotar hábitos simples, mas que podem fazer toda a diferença na prevenção de possíveis danos.

A Dra. Paula Colpas¹, dermatologista e consultora de TheraSkin®, explica que o primeiro passo é manter a pele sempre limpa. “A limpeza ajuda a remover o excesso de oleosidade, suor, poluição e outros resíduos que podem obstruir os poros e causar acne, além de preparar a pele para receber os produtos de hidratação e proteção”, afirma.

A hidratação nesse período é fundamental para repor a água e os nutrientes perdidos pela pele devido ao calor e ao suor. “A pele desidratada fica mais sensível, opaca, áspera e propensa a rugas e flacidez”, alerta a especialista.

Outro cuidado indispensável é o uso do protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou quando não há exposição direta ao sol. “O sol é o principal responsável pelo envelhecimento precoce, por isso, vale apostar na proteção”, ressalta a médica.

Para evitar ressecamentos, vale escolher produtos que garantem uma hidratação profunda no corpo, rosto ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos, por um período de até 24 horas. 

A limpeza da pele também é necessária nos dias mais quentes, afinal, o suor se torna mais recorrente, sendo ideal tomar mais de um banho por dia. Para manter a pele limpa e hidratada, dê preferência a sabonetes líquidos que não possuem sabão em sua fórmula, e utiliza agentes limpadores suaves, que higienizam a pele de forma adequada, prevenindo a irritação e reduzindo a coceira sem causar alergia. 

A pele do rosto também merece atenção nos dias mais quentes, necessitando de uma limpeza mais profunda, de forma a evitar oleosidade. 

Em resumo, segundo a médica, a rotina de cuidados com a pele durante os meses mais quentes é crucial para preservar sua saúde e vitalidade. A combinação entre limpeza e hidratação desempenha um papel fundamental nesse processo. Enquanto a limpeza elimina impurezas e prepara a pele para absorver melhor os nutrientes, a hidratação repõe a umidade e os elementos essenciais perdidos devido ao calor e à transpiração excessiva. 

¹Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).