sáb. abr 20th, 2024

Corinthians x Chelsea: onde estão os jogadores que participaram da final do Mundial de Clubes de 2012

By Clayton Lima maio17,2020

Em 16 de dezembro de 2012, Corinthians e Chelsea se enfrentaram em Yokohama, no Japão, pela final do Mundial de Clubes. A equipe brasileira venceu por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero, e conquistou o segundo título mundial de sua história.

Em quase oito anos, muita coisa mudou nos elencos que disputaram aquela partida. Pelo Corinthians, foram 13 jogadores que entraram em campo. O Chelsea utilizou as três substituições e 14 jogadores foram a campo pelos Blues. Onde estão todos os jogadores que participaram da final da histórica?

Corinthians

Eleito o melhor em campo naquela partida, o goleiro Cássio é o único remanescente no elenco alvinegro. O arqueiro está até hoje no clube e desde então conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro (2015 e 2017) e três vezes o Campeonato Paulista (2017, 2018 e 2019).



Jogadores do Corinthians comemoram a conquista do Mundial de 2012Chris Brunskill Ltd/Corbis via Getty Images

O lateral-direito Alessandro se aposentou, virou diretor do Corinthians, mas hoje não está em nenhum clube. Chicão, um dos zagueiros, também está aposentado. Paulo André, o outro zagueiro, se aposentou e atualmente é diretor do Athletico-PR e se envolveu em uma polêmica ao processar o clube alvinegro. Fábio Santos, que completava a linha de defesa na lateral-esquerda, hoje é jogador do Atlético-MG.

Primeiro volante da equipe, Ralf era jogador do Corinthians até o começo de 2020. Com a chegada de Tiago Nunes, o jogador foi dispensado e atualmente está sem clube. Segundo volante, Paulinho deixou o Corinthians no ano seguinte, se aventurou na Inglaterra e hoje joga no futebol chinês. Danilo, o meia da equipe, se aposentou em 2019.

Emerson Sheik, ponta-direita, se aposentou em 2018 e chegou a ser diretor de futebol do Corinthians. Jorge Henrique, que ficou marcado por ser o homem que marcou Eden Hazard, é atacante do Naútico. Paolo Guerrero, o herói do gol do título, deixou o Corinthians de forma polêmica, foi ao Flamengo e atualmente joga pelo Internacional.

Do banco vieram Burrito Martínez, que está no Almagro, da Argentina, e o zagueiro Wallace joga no Göztepe, da Turquia.

Chelsea

Um dos maiores goleiros da história de futebol, Petr Cech ficou no Chelsea até 2015 e foi ao rival Arsenal, aonde se aposentou em 2019. Atualmente é goleiro de hóquei na República Tcheca.

O lateral-direito Ivanovic está no Zenit, da Rússia. Gary Cahill é zagueiro do Crystal Palace. David Luiz está no Arsenal. O lateral-esquerdo Ashley Cole ficou no Chelsea até 2014, foi à Roma e passou por LA Galaxy e Derby County antes de se aposentar.

Jogadores do Chelsea durante a final do Mundial de 2012Chris Brunskill Ltd/Corbis via Getty Images

O volante Ramires ficou no Chelsea até 2016, foi à China e é jogador do Palmeiras desde 2019. Frank Lampard é um dos maiores ídolos da história do Chelsea, aonde ficou até 2014. Se aposentou em 2016 e atualmente é o técnico dos Blues. Juan Mata jogou pela equipe de Londres até 2014 e, desde então, é jogador do Manchester United.

Victor Moses, ponta-direita naquela partida, ainda é jogador do Chelsea, mas está emprestado para a Inter de Milão. Eden Hazard, o grande craque daquela equipe, ficou no Chelsea até o início da temporada 2019/2020, quando se transferiu para o Real Madrid. Fernando Torres, o camisa 9, saiu do Chelsea em 2015 para ir ao Milan e passou pelo Atlético de Madrid antes de se aposentar em 2019 jogando pelo Sagan Tosu, do Japão.

Do banco vieram o brasileiro Oscar, que ficou em Stamford Bridge até 2016 e atualmente está na China, o lateral Azpilicueta, que permanece no clube até hoje, e o alemão Marko Marin, que foi jogador do Chelsea até 2016, mas foi emprestado em todas as temporadas seguintes e hoje joga no Ah-Ahli, do Egito.

Fonte: ESPN

 

Veja também: