Share

5 vantagens de seguir na carreira militar

A carreira militar é lembrada por seus profissionais dedicados à segurança pública do país. As profissões militares possuem questões práticas que beneficiam o ocupante dos diferentes cargos, como estabilidade, plano de carreira e aposentadoria com integralidade.

É bastante comum encontrar pessoas que desejam seguir o caminho profissional militar, mas que possuem algumas dúvidas, começando pela própria definição até as profissões que a compõem. Se você deseja conhecer melhor os benefícios de seguir carreira militar e como alcançar sucesso no ramo, nós contamos tudo neste post!

Carreira militar do início

Vamos começar a entender o que é a carreira militar desde o início. Esse nome é dado aos serviços que defendem os ares, o mar e a terra, realizados dentro das Forças Armadas brasileiras, que são: a Marinha, a Aeronáutica e o Exército. Além disso, as organizações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também se enquadram na carreira militar, ambas com o objetivo de garantir a segurança e a ordem do Brasil em diferentes níveis de missões e situações.

Para conquistar um lugar na carreira militar, é preciso que o candidato entre em academias de formação e prestar concursos públicos, além de preencher todos os pré-requisitos da vaga.

Continue lendo para conhecer todas as vantagens em seguir a carreira militar!

Carreira militar: 5 principais vantagens 

A carreira militar conta com diversos benefícios gerais e específicos. Veja quais são eles abaixo:

1- Salário para estudos

Ao estar desenvolvendo o seu conhecimento na formação das Forças Armadas, os candidatos já são considerados militares da ativa. Assim, eles possuem o direito de uma remuneração desde o primeiro dia ingressado em um curso de formação, com salário em torno de 1.200 a 1.500 reais. Desde o início do curso, o tempo de permanência na carreira militar já conta para a aposentadoria.

2- Emprego garantido

Outra vantagem em seguir na carreira militar é que, depois da sua formação, o candidato tem uma vaga garantida nas Forças Armadas brasileiras, com um salário definido de acordo com o cargo escolhido. Uma pessoa só consegue ser demitida caso realize uma falta grave, e mesmo assim passa por um processo administrativo antes de sua expulsão.

3- Plano de carreira

Em todas as áreas na carreira militar existe plano de carreira e promoções muito bem definidas. Para conquistá-las, o candidato pode conquistar um novo cargo por tempo de serviço, bravura ou pelo seu desempenho positivo frente aos cursos específicos de sua formação escolhida.

4- Aposentadoria com integralidade

Um dos maiores benefícios em ingressar na carreira militar é a aposentadoria diferenciada. Ao completar 35 anos servindo, conforme a Lei nº 13.954/2019, o oficial receberá um salário com integralidade, ou seja, o último salário recebido como militar. O valor recebido é o mesmo de um ocupante ativo do cargo. E não é só isso, caso houver reajuste de preço dos salários dos militares ativos, a aposentadoria é alterada pelo mesmo valor.

5- Profissão de respeito e de valor social

Por último, uma das melhores vantagens em seguir como militar é o prestígio da profissão. Por ser uma das instituições de maior credibilidade do Brasil, a população tem um enorme respeito pelas pessoas que seguem a carreira militar. Além disso, por se tratar de um serviço essencial para o país, a profissão possui um enorme valor social.

Graduação nas Forças Armadas

Os cursos oficiais são a porta de entrada para se tornar um militar das Forças Armadas brasileiras, mas o ensino superior também é muito bem-vindo. Os cursos também oferecem conhecimento para profissionais graduados dentro de cargos específicos, como enfermeiros militares, especialistas em biomedicina, engenheiros aeronáuticos etc.

Gostou de conhecer as principais vantagens em seguir uma carreira militar? A profissão é indicada principalmente para pessoas que visam seguir uma carreira de estabilidade e de grande valor social.

Google Search Nitro News Brasil