Share

5 Dicas para iniciar seus estudos com pouco dinheiro

O conhecimento constante tem o poder de mudar vidas e transformar o mundo ao nosso redor e, com a quantidade de recursos disponíveis hoje em dia para estudar, o acesso aos estudos é praticamente ilimitado. No entanto, para aqueles que não têm recursos financeiros para pagar por cursos ou uma universidade particular, estudar pode parecer difícil. Neste artigo, forneceremos 5 dicas para seus estudos, mesmo com pouco dinheiro.

1. Bibliotecas Públicas

As bibliotecas públicas são lugares maravilhosos com acesso a toneladas de livros sem custo algum para você. Portanto, se você está interessado em estudar, mas não tem dinheiro para comprar livros, as bibliotecas públicas são ótimas opções. Além disso, nas bibliotecas você pode aproveitar espaços confortáveis para estudar, conhecer pessoas que também estão se dedicando aos estudos e facilitar o acesso a guias, revistas e outros materiais educacionais. Também é possível ter acesso a um computador com internet para fazer seus trabalhos escolares.

2. Vídeos online

Uma grande quantidade de vídeos educativos está disponível na internet e pode ser utilizada como recurso para seus estudos. Existem plataformas profissionais como o Coursera, que oferecem cursos introdutórios em diversas disciplinas, vídeos disponíveis no Youtube com tutoriais para diversas áreas e conteúdos especializados em plataformas pagas, como a plataforma de cursos Khan Academy.

De maneira geral, as universidades públicas e particulares disponibilizam aulas online no Youtube através de seus professores. Diversos cursos preparatórios para concursos também podem ser encontrados facilmente. Para quem deseja entrar na carreira militar, fazer um preparatório militar vai agilizar este processo, pois ele aborda as disciplinas de maneira objetiva e precisa, sem perder tempo com o que é irrelevante.

3. Cursos gratuitos

Existem muitos cursos gratuitos oferecidos pela internet, sejam eles de faculdades governamentais ou de empresas privadas. Instituições como o Sebrae, Sesi e Senac também disponibilizam alguns cursos gratuitos para a comunidade. Estes cursos podem ajudá-lo a adquirir ou aprofundar seus conhecimentos em determinadas áreas de interesse. Para facilitar o acesso a estes cursos, existem plataformas online que concentram todos os tipos de cursos. Para quem comprovar baixa renda, também é possível conseguir bolsa de estudos em instituições particulares.

4. Redes Sociais

As redes sociais são importantes ferramentas educativas. Elas podem ajudá-lo a encontrar excelentes grupos de estudo e conhecer outras pessoas que têm o mesmo interesse que você. Além disso, às vezes você pode encontrar excelentes ofertas de cursos especializados com descontos exclusivos para membros de determinados grupos.

5. Estudos autodidatas

Mesmo que você não tenha recursos financeiros para estudar, você ainda pode estudar por conta própria, investindo suas horas para estudar e aprender. Estudar por conta própria envolve adquirir o conhecimento necessário para o assunto que está sendo estudado, pesquisar, ler, ver vídeos e praticar. O estudo autodidata oferece liberdade e a possibilidade para aprimorar seu conhecimento em determinadas matérias de maneira individual.

Você não precisa ser rico para conseguir estudar, mas sim, ser disciplinado. Hoje em dia, existem muitas maneiras de ter acesso ao conhecimento sem necessariamente precisar gastar dinheiro. Porém, com o avanço da tecnologia, as pessoas tendem a se distrair com conteúdos desnecessários e perdem o foco nos estudos, dificultando a concentração e o rendimento. 

Se você tem pouco dinheiro, mas tem vontade de aprender, saiba que existem inúmeras maneiras de estudar. Esforce-se para dedicar seu tempo ao que realmente irá lhe trazer algum benefício no futuro. Obtenha conhecimento em tudo o que for possível e aproveite ao máximo os recursos à sua disposição. Ninguém poderá tirar isso de você, independente da classe social ou dinheiro. E, se ainda assim, você quiser fazer uma transição de carreira, com dedicação e empenho, é possível estudar algo novo a qualquer tempo.

Google Search Nitro News Brasil