Se você tem objetos de prata em casa, com certeza você deve saber que eles precisam de alguns cuidados especiais, pois com o tempo eles vão perdendo o brilho e ficando mais opacos. Por essa razão preparamos esse artigo com algumas dicas de como realizar a limpeza e mantê-los conservados.

Além disso, também vamos ensinar você como reconhecer uma peça de prata, para que quando você for adquirir uma nova peça você não seja passado para trás. Pois, hoje em dia há muitas pessoas de má índole para enganar as pessoas. 

Agora vamos às dicas que vão fazer suas peças de prata voltar a ter o brilho como se fosse nova, já imaginou ter aquele lindo objeto que você coloca sobre sua mesa de jantar reluzente novamente? Pois bem, continue lendo atentamente que você vai aprender muitas coisas úteis para tratar das suas pratarias. Então vamos deixar de conversa e partir para o que interessa. 

Como saber se a prata é verdadeira?

Antes de fazer o teste é preciso ter certeza que a peça é de prata esterlina, comumente chamada de prata de lei. Há alguns testes que podem ser realizados, mas não estão disponíveis para todas as pessoas. 

Mas se você quiser fazer um “tira-teima” em casa para fazer se é prata ou não, basta você passar um ímã bem potente e forte sobre a peça, se o ímã for atraído pela peça é porque ela não é de prata, ou seja, ela é feita de outro metal. As peças de prata são paramagnéticas, em outras palavras elas não são atraídas por ímãs. 

Você também consegue fazer outro teste, desta vez usando gelo. É fácil, você só precisa colocar um cubo de gelo sobre a peça, se ele derreter quase que instantaneamente é porque a peça é de prata, esse fator se deve, pois a prata é um condutor térmico, em que é a maior condutividade entre todos os metais.

Limpeza

Os objetos que são feitos de prata de lei são bem fáceis de limpar, você pode encontrar diversos produtos no mercado que podem deixar essa tarefa ainda mais fácil. 

Mas, antes de sair comprando todos os produtos que ver pela frente, você deve ler atentamente os rótulos para ter certeza de que o produto é apropriado para fazer a limpeza de pratas, pois alguns deles podem conter componentes químicos nocivos à prata. 

E na hora de fazer a limpeza o ideal é que use sempre itens macios para ajudar na limpeza, como esponjar, flanelas e panos. As peças de prata, como talheres, bandejas, baldes, baixelas, entre muitas outras coisas precisam ser lavados com detergente neutro e água quente logo depois do uso e ainda devem ser secos no mesmo instante, com ajuda de uma pano limpo e macio. Esse processo vai ajudar bastante na conservação da peça e deixar elas ainda mais bonitas. 

Quais são os produtos que precisam ser usados?

Você nunca deve utilizar produtos de limpeza que sejam fortes, como, por exemplo, cloro e água sanitária, esse tipo de produto vai danificar totalmente suas peças de prata. 

Além disso, você também não deve usar palhas de aço ou aquelas esponjas que são feitas de uma material muito agressivo, elas vão arranhar totalmente seus objetos de prata e isso vai causar um grande dano irreversível a sua peça.

Por fim, você também deve excluir totalmente da limpeza de pratarias as luvas de borracha. Para fazer esse tipo de limpeza recomenda-se o uso de luvas de nitrila, pois em sua composição não contém enxofre, componente que causa a oxidação. 

Misturinhas caseiras para limpar as pratarias

Você deve usar detergente neutro e água quente para lavar as peças que são usadas com mais frequência, para ajudar na limpeza use uma esponja macia ou um pincel. 

Enxágue com muita água corrente para ter certeza que não ficou nenhum resquício de sabão. Depois enxugue muito bem com um pano de algodão para que o objeto não fique úmido.

Para limpar as peças que estão muito oxidadas é necessário usar o bicarbonato de sódio. Você só precisa colocar a peça em um recipiente de vidro, com água fervente, muitas tiras de papel alumínio e por fim duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. 

Deixe os objetos de molho até que a água esfrie ou até que elas aparentam estar limpas. O alumínio reage com o bicarbonato de sódio, isso faz com que eles tirem toda a oxidação presente na peça. 

Por fim você deve enxaguar em água corrente e secar muito bem com um pano de algodão. Além disso, a farinha de trigo é excelente para dar brilho às peças, você pode pegar um punhado e passar sobre o objeto e depois retire o excesso.

Uma última dica é utilizar a pasta de dente branca, você só precisa passar a pasta branca pela peça de prata, deixe descansar por alguns minutos, depois retire o excesso com um pano ou uma flanela macia de algodão. Feito isso você deve retirar o restante da pasta com água corrente e para finalizar enxugue bem com um pano macio.