sáb. abr 20th, 2024

Dois morrem após avião com paraquedistas fazer pouso de emergência em Boituva

By Clayton maio11,2022

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento do pouso, 12 pessoas estavam a bordo. Já a Prefeitura de Boituva fala em 16 pessoas.

Duas pessoas morreram e pelo menos sete foram socorridas em estado grave depois que uma aeronave usada para saltos de paraquedistas fez um pouso de emergência no início da tarde desta quarta-feira (11) na zona rural de Boituva, no interior de São Paulo.

Conforme a Associação de Paraquedistas de Boituva, a aeronave decolou com atletas do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), mas teve uma pane elétrica e o piloto precisou fazer um pouso forçado.

O CNP é um espaço com 99 mil metros quadrados que promove aproximadamente 20 mil lançamentos por mês. De acordo com a Prefeitura de Boituva, é o local onde mais se salta de paraquedas no mundo, entre saltos turísticos e profissionais.



O acidente foi registrado por volta das 12h40. Equipes da Polícia Militar, dos bombeiros e da prefeitura foram ao local.

Bombeiros fazem resgate em acidente de Boituva (SP).  — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Bombeiros fazem resgate em acidente de Boituva (SP). — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A prefeitura informou que, a princípio, todas as vítimas foram socorridas ainda com vida e levadas ao Hospital Municipal São Luiz. A Polícia Militar acionou reforços de Campinas e São Paulo, inclusive com o helicóptero Águia, para ajudar no resgate.

Polícia Militar foi ao local do acidente envolvendo um avião em Boituva (SP) — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Polícia Militar foi ao local do acidente envolvendo um avião em Boituva (SP) — Foto: Polícia Militar/Divulgação

O que diz a FAB

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência em Boituva.

Conforme a FAB, na ação inicial, “são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, os quais realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”.

A FAB ressaltou que o objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

Fonte: G1

Veja também: