Quatro práticas para proporcionar equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Guilherme Junqueira, eleito Forbes Under 30, compartilha insights para manter uma relação saudável entre o corporativo e o pessoal

Na sociedade em que vivemos, encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tornou-se um desafio constante para a maioria das pessoas. Atualmente, as demandas dos dois mundos se entrelaçam constantemente, independente do sistema de trabalho e, por isso, encontrar o equilíbrio entre manter relacionamentos saudáveis e a busca por atingir sucesso no trabalho tornou-se uma prioridade e um desafio.

 

Guilherme Junqueira, que ficou conhecido internacionalmente por fundar e presidir a Gama Academy, empresa de educação premiada duas vezes como melhor edtech brasileira, e que lançou, recentemente, a obra “Tempo, Dinheiro e Atenção”, que proporciona uma reflexão sobre as maiores abstrações da vida e os maiores recursos escassos do mundo profissional, explica que criar momentos de descompressão durante a sua rotina ajuda a mente a se desligar das atividades e encontrar prazer em atividades do dia a dia.

 

Além disso, Junqueira compartilha quatro práticas que podem ajudar a proporcionar momentos de descontração entre a vida pessoal e profissional. Confira, abaixo, quais são elas:

 

1. Crie hábitos para aproveitar seu tempo livre

Encontre algo que proporcione prazer fora do ambiente de trabalho para que os momentos livres tragam boas experiências. “Eu sou uma pessoa cinéfila, apaixonada por séries e filmes, eu tenho um catálogo, faço review e compartilho com amigos. Então, é um momento em que eu me desligo, além de ter a sensação de estar aprendendo algo novo e diferente. Meu outro grande hobby é cozinhar, fazer churrasco, principalmente, pois tenho um prazer inesgotável em ver as pessoas confraternizando ao redor de uma mesa”, explica.

2. Foque nos resultados

Guilherme comenta que, para ele, os horários de entrada e saída não são pontos a serem cobrados junto com a sua equipe, contanto que os resultados sejam notáveis, para isso, reforça a importância da união. “O ambiente presencial desenvolve uma cultura muito mais rica, principalmente para mim, que trabalho com tecnologia, ativando novas skills e ajudando a criar novas conexões”, ressalta.

3. Gerencie seu tempo

Junqueira reforça que saber focar o seu tempo naquilo que realmente é importante e vai trazer bons resultados é fundamental para manter uma mente saudável. “Eu aprendi a interpretar meu tempo como moeda, então, eu invisto naquilo que realmente importa. A cada hora que eu invisto, eu espero receber oito vezes mais”, comenta. A reflexão vale tanto para a vida pessoal, quanto para a corporativa. “Isso conta também para o tempo que eu invisto na educação dos meus filhos, para que se tornem boas pessoas e com os valores que eu acredito e, na minha empresa, eu aprendi a delegar e tomar nota daquilo que realmente precisa de mim”, ressalta.

 

4. Cuide da sua saúde mental

Guilherme ainda relata que cuidar da mente é essencial para ajudar nessa busca de equilíbrio. “Eu sou adepto da terapia e faço há oito anos, por duas horas na semana, e ela me ajuda muito a guiar a minha energia para as coisas certas, tirar dúvidas e acertar as rotas dos meus pensamentos e comportamentos. Isso me ensinou, de certo modo, a criar uma blindagem em me manter afastado do celular, principalmente no período da noite e aos finais de semana, o que me permite ser um pai mais presente de verdade com os meus filhos”, finaliza Junqueira.
Sobre Guilherme Junqueira

Guilherme Junqueira é fundador da Gama Academy, eleita como melhor edtech brasileira, que já formou mais de 50 mil profissionais de tecnologia. A escola foi adquirida pela Ânima Educação (B3: ANIM3), 3º maior player de educação privada do País. Junqueira é Forbes Under 30, TEDx Speaker, co-autor de 2 livros best-sellers, influenciador, palestrante e professor convidado em eventos e universidades nacionais e internacionais sobre temas como educação, carreira, gestão de pessoas, liderança, empreendedorismo e inovação.