SP: Haddad tem 47% dos votos válidos, e Tarcísio, 53%, segundo Ipec

Confira a primeira pesquisa Ipec sobre o segundo turno no Estado de São Paulo

Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira, 10, mostra que o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 53% dos votos válidos e está na frente na disputa pelo governo de São Paulo. Enquanto isso, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece com 47%. A eleição será definida no dia 30 de outubro.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa também apontou que, entre eleitores paulistas, 84% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Já na pergunta espontânea de intenção de voto, em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 23% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam; enquanto os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo chegam a 11%. Segundo o Ipec, essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 9 e 11 de outubro em 84 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03658/2022.

Resultado do 1º turno

Com 100% das urnas apuradas, o candidato Tarcísio de Freitas obteve 42.32% do total de votos (9.881.786), enquanto Fernando Haddad teve 35,7% (98.336.805).

O resultado foi diferente do cenário mostrado no último Datafolha, em 1º de outubro, quando o petista tinha 39% dos votos válidos contra 31% de Tarcísio. A margem de erro era de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Terra

 

Google Search Nitro News Brasil