sex. mar 29th, 2024

Juventus x Inter dérby clássico do futebol italiano será realizado com portões fechados

By Clayton Lima mar 8, 2020

As portas serão fechadas para Juventus x Inter, mas o mundo estará assistindo

Um dos “derbies italianos” mais cruciais em décadas será disputado em campo vazio, em meio ao bloqueio de coronavírus da Itália

Cristiano Ronaldo, Matías Vecino e Lautaro Martínez cabeceiam. Foto: Marco Bertorello / AFP via Getty Images

O jogo mais aguardado da temporada da Série A será disputado em um estádio vazio no domingo. Será um alívio vê-lo tocar. A Juventus deveria originalmente receber o Internazionale em 1º de março, antes que o surto de coronavírus da Itália levasse a principal divisão do país a um colapso no cronograma.

Em 27 de fevereiro, o corpo diretivo da liga confirmou oficialmente que o jogo estava indo como programado, mas a portas fechadas – de acordo com a proibição do governo de reuniões públicas em massa em várias regiões do norte da Itália. Dois dias depois, a decisão foi revertida . Juventus x Inter foram adiados, assim como outros cinco jogos da Série A: todos com menos de 36 horas de antecedência.

Os torcedores da Inter protestaram do lado de fora dos escritórios da liga, acusando os organizadores de cederem à pressão da Juventus. O presidente do corpo diretivo da Serie A, Paolo dal Pino, apontou o dedo para o clube por resistir à tentativa de voltar o jogo em um dia e jogá-lo depois que o decreto do governo deveria expirar. O presidente da Inter, Steven Zhang, chamou Dal Pino de “palhaço”.

Zhang estava incrédulo que considerações de vantagem competitiva e prestígio da liga estavam sendo priorizadas em relação à saúde pública. Dal Pino falou de seu dever de representar os maiores interesses da Série A em um jogo que seria transmitido para mais de 200 países. Somente após uma nova intervenção do governo, estendendo a proibição de reuniões de massa para cobrir todo o país até 3 de abril , todas as partes conseguiram chegar a um acordo sobre a melhor maneira de proceder.

Agora não havia escolha a não ser continuar. O calendário da primeira divisão já estava em ponto de ruptura após quatro jogos terem sido adiados no final de semana de 21 a 22 de fevereiro. Se o Inter chegar às finais da Coppa Italia e da Europa League, não haverá datas em aberto suficientes para encerrar todos os jogos da Serie A antes do final da campanha.

Foi tomada uma decisão para jogar todos os jogos da semana passada neste domingo, permitindo que as equipes que perderam os jogos se recuperem pelo menos parcialmente. Um passo sensato, se não oportuno. A confirmação oficial desse acordo não chegou até quinta-feira à tarde. Isso deixou três dias para a Juventus e a Inter se prepararem para uma partida que pode definir suas temporadas.

Um fã com uma máscara facial passa pelo Estádio Allianz, em Turim. Foto: Massimo Pinca / Reuters

O “Derby d’Italia” sempre terá prestígio inerente, mas é a primeira vez que enfrentam os dois clubes como candidatos legítimos ao título em quase duas décadas. A Lazio está no topo da Serie A, com 62 pontos em 26 jogos, mas a Juventus, com 60 anos, os ultrapassará se vencer. O Inter, com 54 pontos em 24 jogos, precisa de um resultado para evitar ficar à deriva.

PosEquipePGDPts
1Lazio2637.62
2Juventus252460
3Inter de Milão242754
4Atalanta2536.48.
5Roma261645

A Juventus estava desanimada em sua partida mais recente, uma derrota por 1 x 0 para o Lyon na Liga dos Campeões em 26 de fevereiro, que marcou o ponto mais baixo da primeira temporada de Maurizio Sarri. Uma equipe que gastou mais de 200 milhões de euros para adquirir Cristiano Ronaldo e Matthijs De Ligt não deveria perder humildemente para os adversários que estão em quinto lugar na Ligue 1.

Embora eles permaneçam a uma distância impressionante dentro do país, tem havido ampla evidência de que os padrões caem. Apenas seis das 19 vitórias da Juventus na Serie A chegaram a mais de um gol. No ponto correspondente do ano passado, eram 12.

Ronaldo foi eletricista, marcou 16 vezes em seus últimos 11 jogos na Série A e igualou o recorde da liga ao bater na rede pelo menos uma vez em todos eles. Paulo Dybala também teve uma temporada forte, mas o meio-campo está uma bagunça. Houve muito entusiasmo nas capturas de Adrien Rabiot e Aaron Ramsey em transferências gratuitas, mas nenhum deles correspondeu às expectativas.

Mais problemático do que o desempenho, às vezes, foram as respostas do gerente a eles. Após a derrota para o Lyon, Sarri confessou que não entendeu por que sua equipe moveu a bola muito mais devagar do que durante o treinamento. Após a derrota para a Lazio na Supercoppa de dezembro, ele disse que “não há muito que alguém possa fazer” se os Biancocelesti continuarem jogando tão bem.

Essa não é a mentalidade esperada em um clube que mantém firme a crença de seu ex-capitão e presidente Giampiero Boniperti: “Ganhar não é importante, é a única coisa que importa”. Foi tentador ouvir nostalgia nas palavras do presidente do clube, Andrea Agnelli, na semana passada, quando se lembrou dos sucessos de Conte no clube, dizendo: “Conte é a Juventus”.

O técnico da Inter parecia menos interessado em permanecer no passado, encerrando uma entrevista na TV abruptamente quando essas palavras foram colocadas após a vitória da Inter na Europa sobre o Ludogorets – também jogada a portas fechadas. É improvável que os torcedores da Juventus o tenham recebido tão calorosamente quanto Agnelli se o jogo de domingo fosse realizado em circunstâncias normais.

O Inter da Conte é um trabalho em andamento. Romelu Lukaku tem sido excelente em sua primeira temporada, com 23 gols, incluindo uma bizarra queda frente a frente e um rebote contra o Ludogorets. Sua parceria com Lautaro Martínez pode ser irresistível, e a Inter também sofreu o menor número de gols na Série A.

No entanto, eles costumam se decepcionar com os maiores jogos, perdendo para o Barcelona e o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões e perdendo para a Lazio na última partida. A vitória mais convincente da Juventus contra Sarri até agora foi contra a Inter no San Siro, em outubro.

Paulo Dybala comemora após marcar pela Juventus no San Siro, em outubro. Fotografia: Matteo Bazzi / EPA-EFE

A Inter foi prejudicada por esses adiamentos, com um congestionamento sufocante de equipamentos à frente. Mas para este jogo especificamente, eles devem se beneficiar de novas pernas. Eles rodaram pesadamente contra Ludogorets, e o goleiro Samir Handanovic voltou aos treinos completos no final da semana passada, após um mês fora com um dedo fraturado.

Conte tem uma grande decisão para decidir se deve mostrar fé em Christian Eriksen. A adição de manchete de janeiro começou as duas pernas contra Ludogorets, contribuindo com um gol e uma assistência. Uma lesão de Stefano Sensi deixou o Inter clamando por um jogador que pode quebrar as linhas, mas você pode perdoar qualquer um dos gerentes por adivinhar sua seleção em um momento tão crítico.

As portas serão fechadas no estádio Allianz no domingo, mas o mundo ainda estará assistindo.

Fonte: The Guardian

 

Veja também: