seg. abr 29th, 2024

Tóquio 2020: Quem é Marcell Jacobs, o novo campeão olímpico dos 100m

By Clayton ago2,2021

Nascido no Texas, filho de mãe italiana, Jacobs substituiu Usain Bolt como “o homem mais rápido do mundo”. Aprenda mais sobre ele, aqui.

TÓQUIO, JAPÃO – 01 DE AGOSTO: Lamont Marcell Jacobs Foto de Christian Petersen / Getty Images

Ao prever quem iria suceder Usain Bolt como campeão olímpico dos 100m, poucos colocaram o italiano Marcell Jacobs entre os candidatos . No entanto, o atleta quebrou as probabilidades e venceu todos os seus rivais no Estádio Olímpico de Tóquio 2020 com um novo recorde europeu de 9,80.

Apenas cinco minutos antes, seu compatriota Gianmarco Tamberi ganhou o ouro no salto em altura ex aequo com o catariano Mutaz Essa Barshim . Ambos estrelaram um dos momentos do dia.

Em seguida, na rainha da velocidade, foi a vez de Jacobs. O italiano pôs fim aos 25 anos de domínio dos velocistas do continente americano e tornou-se o primeiro rei dos 100m europeus desde o ouro do britânico Linford Christie em Barcelona 92.

Ele também se tornou o primeiro campeão olímpico italiano em uma prova de velocidade desde o triunfo dos 200 metros de Pietro Mennea em Moscou em 1980.

Aqui estão mais cinco curiosidades sobre o rei da velocidade em Tóquio 2020.

Nasceu nos EUA, mas 100% italiano

Lamont Marcell Jacobs nasceu em 26 de setembro de 1994, em El Paso, Texas, de mãe italiana e pai americano.

Sua mãe, Viviana , disse ao Corriere Della Sera : “Conheci o pai de Marcell em Vicenza. Ele era um soldado do Exército dos Estados Unidos. Eu tinha 16 anos e ele 18. Nós nos casamos e nos mudamos para o Texas.”

“Depois de cerca de três anos, Marcell nasceu. Mas 20 dias depois, seu pai foi transferido para a Coreia do Sul. Era impossível segui-lo, então decidi voltar para a Itália. Marcell não tinha nem um mês de idade.” , o novo campeão olímpico não domina a linguagem de Shakespeare.

“Sinto-me italiano em cada célula do meu corpo, é até difícil falar inglês!”.

O jovem Marcell experimentou vários esportes antes de se voltar para o atletismo. Foi o treinador da escola que o colocou na pista de uma forma curiosa. O próprio atleta relembrou isso recentemente em entrevista ao Corriere della Sera : “Como ele não era muito habilidoso no futebol, mas era rápido, me disse: ‘Por que você não tenta outro esporte, como o atletismo?’

Sprinter e saltador

O jovem Jacobs fez suas incursões no atletismo nacional no salto em distância. No Campeonato Italiano de 2016 conquistou a vitória com uma distância de 7,89m. Seu recorde pessoal foi de 7,95m, embora naquele ano ele também tenha saltado 8,48m com um vento de + 2,8m / s.

Foi em 2018 quando ele explodiu como um velocista. Ele conquistou seu primeiro título nacional dos 100m, também se aproximando da barreira mágica dos 10 segundos.

Durante o confinamento pela Covid em 2020, ele treinou em uma casa perto do Lago de Garda com um mini campo de atletismo que incluía uma pista de 90m e uma cava de salto em distância. Essas sessões valeram a pena, conforme observado logo no início da temporada de 2021.

Jacobs é destaque no Campeonato Europeu Indoor

Jacobs estava longe de ser um nome conhecido no início de 2021, mas logo pôs fim a essa situação.

Em março, no Campeonato Europeu Indoor em Torun (Polônia), ele deu uma demonstração de força ao conquistar o ouro nos 60m masculinos em 6.47, o melhor tempo do mundo neste ano e um novo recorde italiano.

E em sua primeira reunião ao ar livre do ano em Savona, ele estabeleceu um novo recorde italiano de 100 metros com 9,95 segundos.

Mais tarde, declarou ao Corriere della Sera : “Vou a Tóquio para ganhar uma medalha. Bolt não está, Coleman não, não há um favorito claro, será uma batalha. Não consigo parar de sonhar agora … ”

TORUN, POLÔNIA – MARÇO 06: Lamont Marcell Jacobs Foto de Adam Nurkiewicz / Getty Images)

O que significam as tatuagens de Jacobs?

Jacobs se orgulha de suas tatuagens. Muito de seu corpo está coberto por eles. Según él, representan su lado “americano”, y en uno de ellos se puede leer “Famiglia. Dove nasce la vita e l’amore non ha mai fine” , que se traduce como “Familia. Donde nace la vida y el amor nunca se acaba”.

Tem no peito uma rosa e, em italiano, uma citação de Charlie Chaplin: “O que é bom mesmo é lutar com determinação, abraçar a vida e vivê-la com paixão. Perca as lutas com classe e ouse vencer, porque o mundo É pertence àqueles que ousam. ”Ela também carrega os nomes de seus filhos em seu corpo, com a Meghan mais jovem visível em seu bíceps direito.

Nas costas está um tigre que representa “força, paixão e beleza” e no braço uma cruz com a palavra ‘Acredite’ . Logo abaixo do pescoço, ele tem as palavras ‘CrazyLongJumper’ , seu apelido nas redes sociais.

Jacobs admirava Carl Lewis e Andrew Howe

Quebrar o recorde da Itália foi o primeiro objetivo de Jacobs em 2021, mas o segundo foi cumprir uma velha ambição: competir nas Olimpíadas.

Ele disse ao Corriere Della Sera : “Desde a primeira vez que pisei na pista, aos nove anos, sonhei com as Olimpíadas. Na parede do meu quarto, eu tinha a página do jornal com o famoso anúncio Carl Lewis usando estiletes no ponto de partida.

“Mas meu ídolo quando criança era Andrew Howe , que, como eu, é mestiço e mestiço americano. Eu poderia me relacionar com ele.” Nascido em Los Angeles, Howe conquistou o título europeu de salto pela Itália em 2006 e conquistou o mundo prata no próximo ano.

Fonte: Olympics Tóquio 2020