Tóquio 2020: Quem é Marcell Jacobs, o novo campeão olímpico dos 100m

Nascido no Texas, filho de mãe italiana, Jacobs substituiu Usain Bolt como “o homem mais rápido do mundo”. Aprenda mais sobre ele, aqui.

TÓQUIO, JAPÃO – 01 DE AGOSTO: Lamont Marcell Jacobs Foto de Christian Petersen / Getty Images

Ao prever quem iria suceder Usain Bolt como campeão olímpico dos 100m, poucos colocaram o italiano Marcell Jacobs entre os candidatos . No entanto, o atleta quebrou as probabilidades e venceu todos os seus rivais no Estádio Olímpico de Tóquio 2020 com um novo recorde europeu de 9,80.

Apenas cinco minutos antes, seu compatriota Gianmarco Tamberi ganhou o ouro no salto em altura ex aequo com o catariano Mutaz Essa Barshim . Ambos estrelaram um dos momentos do dia.

Em seguida, na rainha da velocidade, foi a vez de Jacobs. O italiano pôs fim aos 25 anos de domínio dos velocistas do continente americano e tornou-se o primeiro rei dos 100m europeus desde o ouro do britânico Linford Christie em Barcelona 92.

Ele também se tornou o primeiro campeão olímpico italiano em uma prova de velocidade desde o triunfo dos 200 metros de Pietro Mennea em Moscou em 1980.

Aqui estão mais cinco curiosidades sobre o rei da velocidade em Tóquio 2020.

Nasceu nos EUA, mas 100% italiano

Lamont Marcell Jacobs nasceu em 26 de setembro de 1994, em El Paso, Texas, de mãe italiana e pai americano.

Sua mãe, Viviana , disse ao Corriere Della Sera : “Conheci o pai de Marcell em Vicenza. Ele era um soldado do Exército dos Estados Unidos. Eu tinha 16 anos e ele 18. Nós nos casamos e nos mudamos para o Texas.”

“Depois de cerca de três anos, Marcell nasceu. Mas 20 dias depois, seu pai foi transferido para a Coreia do Sul. Era impossível segui-lo, então decidi voltar para a Itália. Marcell não tinha nem um mês de idade.” , o novo campeão olímpico não domina a linguagem de Shakespeare.

“Sinto-me italiano em cada célula do meu corpo, é até difícil falar inglês!”.

O jovem Marcell experimentou vários esportes antes de se voltar para o atletismo. Foi o treinador da escola que o colocou na pista de uma forma curiosa. O próprio atleta relembrou isso recentemente em entrevista ao Corriere della Sera : “Como ele não era muito habilidoso no futebol, mas era rápido, me disse: ‘Por que você não tenta outro esporte, como o atletismo?’

Sprinter e saltador

O jovem Jacobs fez suas incursões no atletismo nacional no salto em distância. No Campeonato Italiano de 2016 conquistou a vitória com uma distância de 7,89m. Seu recorde pessoal foi de 7,95m, embora naquele ano ele também tenha saltado 8,48m com um vento de + 2,8m / s.

Foi em 2018 quando ele explodiu como um velocista. Ele conquistou seu primeiro título nacional dos 100m, também se aproximando da barreira mágica dos 10 segundos.

Durante o confinamento pela Covid em 2020, ele treinou em uma casa perto do Lago de Garda com um mini campo de atletismo que incluía uma pista de 90m e uma cava de salto em distância. Essas sessões valeram a pena, conforme observado logo no início da temporada de 2021.

Jacobs é destaque no Campeonato Europeu Indoor

Jacobs estava longe de ser um nome conhecido no início de 2021, mas logo pôs fim a essa situação.

Em março, no Campeonato Europeu Indoor em Torun (Polônia), ele deu uma demonstração de força ao conquistar o ouro nos 60m masculinos em 6.47, o melhor tempo do mundo neste ano e um novo recorde italiano.

E em sua primeira reunião ao ar livre do ano em Savona, ele estabeleceu um novo recorde italiano de 100 metros com 9,95 segundos.

Mais tarde, declarou ao Corriere della Sera : “Vou a Tóquio para ganhar uma medalha. Bolt não está, Coleman não, não há um favorito claro, será uma batalha. Não consigo parar de sonhar agora … ”

TORUN, POLÔNIA – MARÇO 06: Lamont Marcell Jacobs Foto de Adam Nurkiewicz / Getty Images)

O que significam as tatuagens de Jacobs?

Jacobs se orgulha de suas tatuagens. Muito de seu corpo está coberto por eles. Según él, representan su lado “americano”, y en uno de ellos se puede leer “Famiglia. Dove nasce la vita e l’amore non ha mai fine” , que se traduce como “Familia. Donde nace la vida y el amor nunca se acaba”.

Tem no peito uma rosa e, em italiano, uma citação de Charlie Chaplin: “O que é bom mesmo é lutar com determinação, abraçar a vida e vivê-la com paixão. Perca as lutas com classe e ouse vencer, porque o mundo É pertence àqueles que ousam. ”Ela também carrega os nomes de seus filhos em seu corpo, com a Meghan mais jovem visível em seu bíceps direito.

Nas costas está um tigre que representa “força, paixão e beleza” e no braço uma cruz com a palavra ‘Acredite’ . Logo abaixo do pescoço, ele tem as palavras ‘CrazyLongJumper’ , seu apelido nas redes sociais.

Jacobs admirava Carl Lewis e Andrew Howe

Quebrar o recorde da Itália foi o primeiro objetivo de Jacobs em 2021, mas o segundo foi cumprir uma velha ambição: competir nas Olimpíadas.

Ele disse ao Corriere Della Sera : “Desde a primeira vez que pisei na pista, aos nove anos, sonhei com as Olimpíadas. Na parede do meu quarto, eu tinha a página do jornal com o famoso anúncio Carl Lewis usando estiletes no ponto de partida.

“Mas meu ídolo quando criança era Andrew Howe , que, como eu, é mestiço e mestiço americano. Eu poderia me relacionar com ele.” Nascido em Los Angeles, Howe conquistou o título europeu de salto pela Itália em 2006 e conquistou o mundo prata no próximo ano.

Fonte: Olympics Tóquio 2020

 

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

Google Search Nitro News Brasil