Hamilton vence duelo contra Verstappen, com batida e punição na Arábia Saudita

Corrida caótica teve três largadas, vários acionamentos do carro de segurança virtual e duelo quente entre líderes do campeonato; com triunfo, heptacampeão empata em pontos com rival; Bottas completa pódio

Vindo de triunfos no Brasil e Catar, Lewis Hamilton conquistou neste domingo sua terceira vitória consecutiva na reta final da temporada, no GP da Arábia Saudita, em um duelo de tirar o fôlego da primeira até a 50ª volta. A prova teve vários incidentes e até uma colisão do inglês com Max Verstappen nas diversas disputas que a dupla protagonizou, com o piloto da Mercedes ultrapassando o rival no fim da corrida. Valtteri Bottas completa o pódio, em terceiro.

Com isso, a decisão do título da Fórmula 1 em 2021 vai para a última prova do ano, no GP de Abu Dhabi, já que Hamilton empatou com Verstappen no campeonato de pilotos: os dois somam agora 369,5 pontos.

O Circuito de Jeddah não falhou com as expectativas dos pilotos de ser uma pista feroz, que não perdoa erros: a prova teve três largadas, com quatro pilotos abandonando ainda nas primeiras 20 voltas. O primeiro incidente se deu na 10ª volta, com Mick Schumacher, da Haas. Além dele, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Nikita Mazepin e George Russell também deixaram a corrida.

A disputa foi paralisada por mais de 30 minutos somando as duas bandeiras vermelhas acionadas, além de vários acionamentos do safety car virtual, em incidentes de Yuki Tsunoda e Vettel, e para a remoção de detritos na pista.

Batida de Mick Schumacher na volta 10 do GP da Arábia Saudita abriu sessão de incidentes na prova — Foto: Peter Fox/Getty Images

A Mercedes chegou a ser beneficiada com o primeiro carro de segurança da prova, que deu a Hamilton e Bottas a vantagem de substituir os pneus médios pelos duros sem grandes consequências na classificação da prova. A RBR, porém, viu o jogo virar com a primeira bandeira vermelha, mantendo Verstappen na liderança herdada após o pit stop do heptacampeão e também fazendo sua troca.

Na segunda relargada, Verstappen tomou a frente do rival por fora da pista e teve que largar da terceira colocação no último reinício da corrida, no qual o piloto da Mercedes ficou cercado pelo adversário e Esteban Ocon e precisou esperar até as últimas voltas para atacar.

A partir da volta 40, não faltaram lances polêmicos nas tentativas de ultrapassagens de Hamilton, com direito a espalhada, batida e punição de 5s para o holandês. Vale destacar que ainda há outro incidente entre os dois a ser investigado após a corrida. A ultrapassagem chave da prova veio no 43º giro.

Max Verstappen Lewis Hamilton GP da Arábia Saudita F1 — Foto: Reuters

Para a RBR, que ainda esperava a chance de superar a Mercedes no campeonato de construtores, o abandono de Pérez foi calamitoso, já que a rival alemã pontuou com seus dois pilotos – com Valtteri Bottas na terceira colocação, ultrapassando Esteban Ocon nos últimos metros da volta final.

A 22ª e última rodada da F1 em 2021 será no próximo fim de semana, em 12 de dezembro, no GP de Abu Dhabi.

Resultado da prova

Resultado do GP da Arábia Saudita da F1 — Foto: F1

O pódio

HAMILTON: “Tenho corrido há muito tempo, mas foi incrivelmente difícil! Tentei ser o mais forte e sensível que pude, com toda a minha experiência ao longo dos anos… Tão difícil, mas perseveramos como uma equipe”.

VERSTAPPEN: “Foi agitado, muitas coisas aconteceram com as quais não concordo totalmente, mas é o que é. Eu abrandei, queria deixá-lo passar, estava à direita mas ele não queria ultrapassar e nos tocamos. Não entendi bem o que aconteceu ali”.

BOTTAS: “Não foi um dia fácil com todas as bandeiras vermelhas. Não foi fácil de ultrapassar, mas continuei a me esforçar e foi ótimo chegar ao pódio, mesmo no final”.

Partindo da pole, Hamilton faz uma largada tranquila, protegido pelo colega da Mercedes, Bottas; o finlandês, em segundo lugar, cercou o caminho para impedir uma manobra de Verstappen, na terceira colocação. O holandês ainda viu Charles Leclerc colocar o carro ao seu lado para tentar a ultrapassagem por fora, mas manteve a posição.

No meio do grid, Esteban Ocon tocou em Pierre Gasly, que caiu da sexta para a oitava colocação; já seu colega da AlphaTauri Yuki Tsunoda, despencou do oitavo lugar, foi para 12º. Enquanto Lando Norris ganhou uma posição, seu companheiro de McLaren Daniel Ricciardo pulou de 11º para nono, com Antonio Giovinazzi completando o top 10 na mesma colocação em que iniciou a prova.

Momentos-chave

1. Visando recuperar-se após a classificação abaixo do esperado, largando em 15º, Carlos Sainz ganhou duas posições no início da prova e, quatro giros depois, apareceu em 13º após superar Tsunoda. Na frente, Hamilton já abria quase 3s de vantagem sobre Verstappen, em terceiro.

2. Do nono lugar, Ricciardo ultrapassou Gasly enquanto Sainz passou Fernando Alonso para assumir a 11ª colocação. Antes, o espanhol da Alpine já havia sido superado por Antonio Giovinazzi.

3. A tranquilidade da prova foi interrompida pela batida de Mick Schumacher na curva 22, na volta 10. O alemão da Haas saiu de traseira e, em um lance parecido com o de Leclerc no segundo treino livre em Jeddah, atingiu por trás as barreiras macias e depois, lateralmente.

4. O carro de segurança entrou na pista; com isso, a Mercedes chamou Bottas e Hamilton para a troca de pneus, com os dois substituindo os pneus médios pelos duros. Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR, também visitou os boxes. Com a estratégia do heptacampeão, Max assumiu a liderança da prova.

5. Quatro voltas depois sob bandeira amarela, a direção de prova sinalizou a bandeira vermelha, que interrompeu a prova para a conclusão dos reparos da barreira. Com isso, a RBR pôde trocar os pneus de Verstappen, repetindo a escolha dos rivais da Mercedes, e mantê-lo na liderança para a relargada sem a necessidade de pará-lo durante a corrida.

6. A corrida foi retomada na volta 16, que sequer chegou a ser concluída. Hamilton, na segunda colocação, passou a frente de Verstappen.

Vindo por dentro, o holandês saiu da pista e retomou a liderança da prova enquanto Ocon mergulhou da quarta para a segunda colocação, deixando Bottas para trás e afastando-se da richa dos líderes. Com isso, o britânico da Mercedes caiu para terceiro.

7. Nas curvas seguintes, ainda na 16ª volta, Leclerc acabou cercado por Pérez e tocou na lateral da RBR do mexicano, que ficou virado na pista e perdeu a asa dianteira.

Ao mesmo tempo, Nikita Mazepin não conseguiu frear e evitar uma forte colisão na traseira de George Russell; o russo da Haas parou no canto da pista, com o carro severamente danificado. Mais uma bandeira vermelha paralisou a corrida por 20 minutos.

8. Punido pela manobra com a qual retomou a liderança de Hamilton, Verstappen teve que relargar da terceira colocação, atrás do britânico da Mercedes, depois que a RBR “negociou” a sanção com a direção de prova. Com isso, Ocon herdou a liderança da prova.

Hamilton, em segundo, largou mal. Ele desacelerou ao tentar passar por forar e, cercado por Verstappen e Ocon, ficou para trás enquanto o holandês da RBR retomou a liderança.

O francês da Alpine, que chegou a tocar na asa dianteira do heptacampeão, saiu da pista e caiu para terceiro, mas recuperou a vice-liderança nos metros seguintes.

9. Logo depois da relargada, na volta 18, Hamilton ultrapassou Ocon para assumir a vice-liderança da prova.

10. Enquanto as duas Ferraris quase se encontraram em uma disputa pelo oitavo lugar, com Carlos Sainz levando a melhor na 23ª volta, Tsunoda bateu em Sebastian Vettel na saída da curva 1 e foi reto, quebrando a asa dianteira.

Os freios do japonês da AlphaTauri, que despencou do nono para o 16º lugar, chegaram a apresentar chamas, mas ele conseguiu reiniciar o carro para sair da área de escape – com o safety car virtual acionado. O novato trocou a peça nos boxes e retornou para a corrida em último lugar.

11. Fernando Alonso rodou e por muito pouco não foi atingido por Nicholas Latifi, da Williams.

12. Logo depois, Vettel travou rodas com Kimi Raikkonen, deixando detritos do assoalho da Aston Martin a pista que forçaram o acionamento de mais um carro de segurança virtual, na volta 30.

13. A disputa foi liberada na 33ª volta apenas para mais um acionamento do safety car virtual três giros depois, mas a bandeira verde no giro 36 autorizou a retomada da disputa. Hamilton, com 0s7 de desvantagem para Verstappen, abriu a asa móvel.

O heptacampeão veio por fora e colocou o carro ao lado do rival da RBR, mas o holandês não cedeu, espalhou o carro e os dois saíram da pista. No lance, Hamilton chegou a ser tocado, mantendo a segunda colocação.

14. Na volta seguinte, os líderes colidiram: Hamilton se preparava para tentar uma nova ultrapassagem, quando Verstappen, instruído a devolver a ponta para o rival, freou. Sem tempo de reação, o piloto da Mercedes colidiu com o rival.

15. Hamilton passou Verstappen na volta 42, levando o troco nos metros à frente. Porém, o holandês foi punido com 5s por ganhar vantagem ao deixar a pista em uma das disputas anteriores. Na volta 43, o piloto da Mercedes enfim assumiu a liderança da corrida.

Fonte: GE

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

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