Share

Chuvas no Rio: Quatro Municípios Decretam Estado de Emergência

Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional analisa comunicações de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti

Reprodução: Redes Sociais Foto: Chuvas no Rio de Janeiro

Chuvas intensas no Rio de Janeiro resultam em quatro municípios em estado de emergência. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional analisa as declarações de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti. O ministro Waldez Góes planeja reuniões para coordenar esforços de ajuda humanitária. Tempestades deixaram 12 mortos, com óbitos relacionados a afogamentos, descargas elétricas e desabamentos. Corpo de Bombeiros realizou 186 operações de socorro. Alerta de tempestades emitido pelo Inmet para todo o estado até as 10h de segunda-feira.

No rastro das intensas chuvas que assolaram o Rio de Janeiro no último fim de semana, três municípios além da capital declararam estado de emergência. A medida está sendo avaliada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que analisa os comunicados provenientes de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti.

Quando uma situação de emergência é reconhecida, abre-se a possibilidade de alocação de recursos para auxílio às vítimas, desabrigados e nas vias afetadas. O ministro Waldez Góes, à frente da pasta de Desenvolvimento Regional, anunciou que planeja reunir-se com todos os prefeitos da região atingida.

“Inicialmente, estou enviando uma equipe técnica, e posteriormente, devo agendar reunião com todos os prefeitos da região atingida. A prioridade, nesta segunda-feira (15), são os Decretos de Emergência para podermos atuar com apoio total na ajuda humanitária, reestabelecimento e reconstrução”, afirmou o ministro à CNN.

Desde a noite do último sábado (13), as tempestades que varreram o Rio resultaram em pelo menos 12 mortes, conforme informações confirmadas até a noite desse domingo (14), na capital e na Baixada Fluminense. Os óbitos foram causados por afogamentos, descargas elétricas e desabamentos.

O Corpo de Bombeiros registrou 186 operações de socorro relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas. Após o fim de semana crítico, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de tempestades em todo o estado, válido até as 10h desta segunda-feira (15).

 

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

Google Search Nitro News Brasil