ter. abr 30th, 2024

Sexta-feira tem previsão de chuvas intensas em várias partes do Brasil com destaques para SP, SC, RS e PR

By Clayton jan19,2024

Tempestades se Espalham pelo País com Alertas do Inmet

São Paulo vai começar a próxima semana com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. — Foto: Edilson Dantas

Após dias tumultuados no Sul do país, as tempestades não dão trégua e se deslocam para outras regiões, abrangendo Sudeste, Norte e Centro-Oeste, conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta sexta-feira. A organização, preocupada com a segurança, destaca a necessidade de precauções devido às chuvas intensas previstas.

Alerta Laranja: Perigo Iminente

O mapa pintado de laranja não é apenas uma representação de cores, mas um alerta de perigo iminente. O Inmet adverte que as áreas coloridas sofrerão com tempestades até 10h da sexta-feira, prevendo chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Em Florianópolis, a temperatura atingirá 32°C, com mínima de 22ºC, e o dia será marcado por muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Curitiba terá condições semelhantes, com máxima de 27°C e mínima de 20°C, devido a um Centro de Baixa Pressão e à presença de cavados na atmosfera, causando chuvas fortes em formato de pancadas, trovoadas e rajadas para Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e Paraná.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial

O Inmet amplia seus avisos para chuvas intensas em partes do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, indicando perigo potencial. O alerta amarelo permanece até 10h da sexta-feira, prevendo chuva até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

No Rio de Janeiro, os termômetros podem atingir 39°C, com previsão de manhã nublada e tarde com muitas nuvens, pancadas de chuva forte e trovoadas isoladas. São Paulo terá temperatura máxima de 31°C, mínima de 24°C, e o tempo permanecerá nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o dia. Em Manaus, Rio Branco e Palmas, as temperaturas máximas serão em torno de 30°C, acompanhadas de chuvas ao longo do dia. Porto Alegre atingirá máxima de 32°C, com manhã nublada e pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.

Nordeste em Alerta e Tragédia no Sul

O Nordeste também não escapa das mudanças climáticas, com pancadas de chuva esperadas no Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia, acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também podem enfrentar chuvas isoladas durante a semana. Enquanto isso, no Sul, as chuvas no Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição, afetando pelo menos 25 municípios, resultando em uma fatalidade em Cachoerinha, onde uma pessoa morreu após a queda de uma marquise.

Causas das Fortes Chuvas no Sul

Os temporais no Rio Grande do Sul foram desencadeados por uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, conhecida como “baixa fria”. Essa área avançou do Chile para o Oeste e Centro da Argentina na terça-feira, rumando depois para o Uruguai, provocando os eventos climáticos extremos na região. A Defesa Civil relata danos significativos em 25 municípios, com destaque para Cachoerinha, onde uma tragédia foi registrada.

As equipes de resposta, incluindo a concessionária de energia RGE, estão mobilizadas para restabelecer a normalidade, mas alertam para os perigos decorrentes de fios partidos e galhos sobre a rede elétrica. A população é orientada a acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros em casos de emergência e a aguardar atendimento com segurança. O desafio persiste, mas a mobilização e a prevenção são essenciais para enfrentar as adversidades climáticas que assolam o Brasil nesta sexta-feira.