Japão relata primeira onda de tsunami após terremoto de 7,2 atingir Taiwan

Taiwan foi atingida por um forte terremoto de magnitude 7,2 na quarta-feira, danificando vários edifícios em uma cidade do sul e criando um tsunami que atingiu a costa das ilhas do sul do Japão.

Por Clayton Lima, Nitro News Brasil – 03 de abril de 2024, 01:51

O Japão informou na quarta-feira que as primeiras ondas de tsunami atingiram duas de suas ilhas do sul depois que um forte terremoto de magnitude 7,2 atingiu Taiwan. Hualien, em Taiwan, testemunhou graves danos aos edifícios, à medida que múltiplas ondas de choque se seguiram a um forte terremoto.

Um prédio de cinco andares em Hualien, pouco povoado, parecia fortemente danificado, desabando o primeiro andar e deixando o restante inclinado em um ângulo de 45 graus. Na capital, Taipei, azulejos caíram de edifícios mais antigos e de alguns complexos de escritórios mais recentes.

O serviço de trem foi suspenso em toda a ilha de 23 milhões de habitantes, assim como o serviço de metrô em Taipei. Mas as coisas rapidamente voltaram ao normal na capital, com as crianças indo para a escola e o deslocamento matinal parecendo normal.

Primeiras ondas de tsunami atingiram a ilha japonesa de Yonaguni

A Agência Meteorológica do Japão disse que uma onda tsunami de 30 centímetros (cerca de 1 pé) foi detectada na costa da ilha de Yonaguni cerca de 15 minutos após o terremoto. A JAMA disse que as ondas provavelmente também atingiram as costas das ilhas Miyako e Yaeyama.

A Força de Autodefesa do Japão enviou aeronaves para coletar informações sobre o impacto do tsunami na região de Okinawa e estava preparando abrigos para os evacuados, se necessário.

Magnitude e consequências do terremoto

A agência de monitoramento de terremotos de Taiwan deu a magnitude como 7,2, enquanto o Serviço Geológico dos EUA estimou em 7,4. O ataque ocorreu às 7h58, cerca de 18 quilômetros ao sul-sudoeste de Hualien e tinha cerca de 35 quilômetros (21 milhas) de profundidade.

O chefe do departamento de monitoramento de terremotos de Taiwan, Wu Chien-fu, disse que os efeitos foram detectados em lugares tão distantes quanto Kinmen, uma ilha controlada por Taiwan na costa da China. Vários tremores secundários foram sentidos em Taipei uma hora após o terremoto inicial.

Ameaça de tsunami e histórico de terremotos


O USGS disse que um dos terremotos subsequentes teve magnitude 6,5 e 11,8 quilômetros (7 milhas) de profundidade. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que não havia ameaça de tsunami no Havaí ou no território de Guam, no Pacífico dos EUA.

Acredita-se que o terremoto tenha sido o maior em Taiwan desde que um tremor em 1999 causou grandes danos. Taiwan fica ao longo do “Anel de Fogo” do Pacífico, a linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos do mundo.