Feriado de Finados: veja o que abre e o que fecha em SP

Por g1 SP — São Paulo

O governo de São Paulo estabeleceu ponto facultativo na próxima segunda-feira (1º) em razão do feriado de 2 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados. Alguns serviços funcionam normalmente.

O funcionamento dos espaços culturais no estado de São Paulo e na capital paulista está liberado para 100% de ocupação. A regra é válida para museus, cinemas, teatros e espaços de eventos. Os protocolos sanitários de higiene e de saúde devem ser respeitados.

O feriado prolongado deve começar nublado e com temperaturas amenas na capital paulista. A partir de terça-feira (2), a previsão é de que o sol apareça, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Movimentação no Parque Ibirapuera, na Zona Sul da cidade de São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Vacinação contra Covid-19

Na capital, serão aplicadas as primeiras, segundas e as doses de reforço das vacinas contra o novo coronavírus.

Neste sábado (30), 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão das 7h às 19h; os megapostos, das 8h às 17h.

No domingo (31), estarão abertas duas farmácias parceiras na Avenida Paulista, nos números 2.371 e 266, das 8h às 16h. Também haverá vacinação em sete parques da cidade, das 8h às 17h. O megaposto da galeria Prestes Maia estará fechado.

Na segunda-feira (1º) e na terça-feira (2), as AMAs e UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h.

Confira aqui as unidades de saúde que terão atendimento parcial ou suspenso.

Em relação aos atendimentos médicos em geral, confira os horários na página da prefeitura.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado prolongado.

CPTM

Na segunda, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante ao dia normal. No feriado de terça-feira, a circulação será equivalente à de um domingo.

Metrô

Linha 9-Esmeralda: no domingo e na terça-feira a estação Osasco não funcionará das 9h às 18h. A alteração acontecerá para a realização de manutenções. “O trajeto da linha será feito entre as estações Grajaú e Presidente Altino. A alternativa para os passageiros que têm como destino as estações de Osasco e Grajaú é a Linha 8-Diamante, que pode ser acessada na estação Presidente Altino”, informou o governo.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata devem operar com intervalos de útil durante toda a segunda-feira. Na terça, a operação será equivalente à de um domingo.

Linha 15-Prata: no sábado, no domingo e na terça, haverá testes para integração da futura Estação Jardim Colonial. “Por conta disso, a operação comercial desta linha terá início somente às 16h. Os passageiros serão atendidos pelos ônibus gratuitos do sistema Paese das 4h40 às 16h entre as estações Vila Prudente e São Mateus”.

EMTU

No dia 2 de novembro, todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação de domingo. No dia 1º, a operação será de dia útil normal.

Já no dia 1º, as linhas que atendem a Baixada Santista vão funcionar normalmente, como nos dias úteis, e as demais regiões metropolitanas vão seguir a programação horária de sábado.

ViaQuatro e ViaMobilidade

Na segunda-feira, as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás seguem a operação será normal, como nos dias úteis. Já na terça-feira, a operação será equivalente à de um domingo. A oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros.

SPTrans

Operação dos ônibus

Na segunda-feira (1º), o funcionamento será de dia útil. Na terça-feira (2), será equivalente ao sábado.

Rodízio de veículos

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira (1º). Na terça (2), por ser feriado, o rodízio é suspenso tanto para automóveis quanto para caminhões.

Demais restrições existentes na cidade seguem mantidas ao longo da segunda-feira:

– Rodízio de veículos pesados (caminhões);
– Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
– Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
– Também não estarão liberadas as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus.

Serviços bancários

Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado do dia 2 de novembro. Na segunda-feira (1º), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

“As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (3)”.

Correios

Os Correios funcionarão normalmente na segunda-feira (1º). Já no feriado do dia 2, segundo a empresa, não haverá funcionamento, “exceto nas localidades cuja data foi antecipada por decreto estadual ou municipal”.

Feiras e Mercados

Feiras livres funcionarão normalmente. Mercados e sacolões poderão ter os horários alterados ao longo do feriadão.

Parques municipais e centros esportivos

Os parques municipais estarão abertos durante todo o feriado, assim como os centros esportivos.

Poupatempo

Na segunda-feira (1º), as unidades vão funcionar exclusivamente para o mutirão do RG, atendendo apenas às solicitações de Carteiras de Identidade, durante o expediente normal de cada posto.

Já na terça-feira (2), os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados.

Fonte: G1
Faça mais pelo seu site