qui. mar 28th, 2024

Kremlin diz que adesão da Finlândia à Otan é ‘definitivamente uma ameaça à Rússia

By Clayton Lima maio 12, 2022

Porta-voz do governo russo comentou que as medidas tomadas pelo país nórdico são motivo de arrependimento e devem ser respondidas

O Kremlin disse nesta quinta-feira (12) que a decisão da Finlândia de ingressar na Otan era “definitivamente” uma ameaça à Rússia e que a expansão do bloco militar não tornaria a Europa ou o mundo mais estáveis.

O presidente e o primeiro-ministro da Finlândia disseram na quinta-feira que o país deve acelerar o processo de ingressão na aliança militar da Otan “sem demora”.

Em uma teleconferência com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as medidas tomadas pela Finlândia para ingressar na Otan são motivo de arrependimento e motivo para impor uma resposta à altura. Segundo ele, esse movimento poderá mudar toda a forma como a Rússia executa suas políticas externas.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia também se manifestou. “A adesão da Finlândia à Otan é uma mudança radical na política externa do país”, disse o Ministério em comunicado.

“A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de impedir que surjam ameaças à sua segurança nacional”, completa a nota.

Porta-voz vê ‘medidas hostis’

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante desfile do Dia da Vitória em Moscou — Foto: Maxim Shemetov/REUTERS

Questionado se isso representava uma ameaça para a Rússia, Peskov respondeu: “Definitivamente. A expansão da Otan não torna nosso continente mais estável e seguro”.

Ele também disse que a Finlândia aderiu a “medidas hostis” contra a Rússia.

“Tudo dependerá de como esse processo de expansão da Otan se desenrolar, até que ponto a infraestrutura militar se aproxima de nossas fronteiras”, disse Peskov quando perguntado sobre as formas de resposta russas.

Antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, a Finlândia mantinha, desde a Segunda Guerra Mundial, uma política de neutralidade em relação à Rússia, com a qual compartilha uma fronteira de 1.340 km (830 milhas).

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante desfile do Dia da Vitória em Moscou — Foto: Maxim Shemetov/REUTERS

O país provavelmente se juntará à Otan este ano, ao lado de sua vizinha Suécia, outra potência tradicionalmente neutra que anteriormente se absteve de ingressar na aliança liderada pelos EUA.

Fonte: G1

Veja também: