sex. abr 19th, 2024

Leitura Labial mostra o que disse Rafael Ramos a Edenilson em jogo do Inter x Corinthians

By Clayton maio15,2022

Leitura labial deve mostra o que disse Rafael Ramos a Edenilson em jogo do Inter x Corinthians. O jogador do Internacional acusa Rafael Ramos do Corinthians de racismo

O caso da suposta injúria racial do lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, contra o meia Edenilson, do Inter, passará por uma perícia de leitura labial, conforme a Polícia Civil. Em contato com o ge neste domingo, a delegada Ana Luiza Caruso, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre, afirmou que o Instituto-Geral de Perícias (IGP) será acionado para verificar as imagens da confusão e dar seu parecer sobre o caso.

Durante o empate em 2 a 2 entre Inter e Corinthians, na noite de sábado, no Beira-Rio, o meio-campista acusou o defensor de chamá-lo de “macaco”. O lance aconteceu aos 30 minutos do segundo tempo, e o jogo ficou parado por cerca de quatro minutos. O atleta corintiano nega a suposta injúria, mas foi preso e liberado após pagamento de fiança.

Edenilson, do Inter, diz ter sofrido injúria racial de Rafael Ramos, do Corinthians — Foto: Silvio Avila/Getty Images
Edenilson, do Inter, diz ter sofrido injúria racial de Rafael Ramos, do Corinthians — Foto: Silvio Avila/Getty Images

Segundo a delegada, a leitura labial será solicitada para auxiliar na investigação, mas ainda sem data para ocorrer. De qualquer forma, a responsável pelo inquérito afirma que já há indícios do crime de injúria racial.



– Vamos ver se o Instituto-Geral de Perícias nos dá uma clareza maior acerca da leitura labial. Mas igual, indícios da autoria e do crime a gente já tem, porque ficou quase inequívoco (a injúria). Vamos tentar ter mais uma certeza. Até porque o Edenilson não iria inventar um fato grave como esse – comenta Ana Luiza Caruso.

Após a partida, Edenilson registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. Ele prestou depoimento em uma sala do Beira-Rio juntamente com o presidente do Inter, Alessandro Barcellos. O árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, foi ouvido na sequência. Ele relatou o ocorrido em súmula.

– Embora o Edenilson não tenha parado o jogo, esboçado uma reação imediata, porque segundo ele foi pego de surpresa e ficou sem reação, procurou o árbitro e pediu providências. Em princípio, nós vamos seguir com a linha de indiciamento – ressalta a delegada.

Rafael Ramos foi preso em flagrante por injúria racial, mas liberado após pagamento de fiança de R$ 10 mil. Depois disso, o lateral concedeu entrevista, reiterou que não cometeu o crime e disse que foi mal entendido.

Veja a nota oficial do Inter

“Mais uma vez, um lamentável caso de racismo é registrado no futebol nacional. Desta vez, em nossa casa, contra um jogador do Internacional. Na partida deste sábado (14/05), pelo Campeonato Brasileiro, Edenilson relata ter sofrido injúria racial por parte de Rafael Ramos, atleta do Corinthians.

É inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2022, não há espaço para o racismo em nossa sociedade. O Clube do Povo reitera que repudia todo e qualquer ato de preconceito e apoia o seu atleta”.

Veja a nota oficial do Corinthians

“O Corinthians reafirma que, coerente com seus 111 anos de história, repudia e não compactua com o racismo.

O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente do incidente no Beira-Rio, durante a partida contra o Internacional pelo Brasileirão 2022. Logo depois, seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson, no vestiário do Internacional.

Em decorrência da denúncia feita pelo atleta colorado, a lei obriga que se trate o caso como flagrante, seguido de detenção. O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito.

Clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades, certos de que tudo será esclarecido o mais rapidamente possível.”

Veja também: