dom. abr 14th, 2024

Terremoto na Turquia deixa brasileiros desabrigados

By Clayton fev6,2023

Embaixada do Brasil pede ajuda ao Itamaraty para disponibilizar auxílio

Os terremotos que atingiram a Síria e a Turquia nesta segunda-feira (6) deixaram brasileiros desabrigados em território turco, de acordo com Marcelo Viegas, conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia. Não há informações sobre brasileiros mortos ou feridos pelos tremores.

Viegas integra o setor consular situado em Ancara, capital da Turquia, onde cerca de 350 brasileiros estão registrados — um número maior está vinculado ao Consulado-Geral em Istambul, que cobre também Izmir, os dois outros maiores centros urbanos deste país. “Lá, no entanto, a possibilidade de que haja vítimas diretas do terremoto é menor, dada a maior distância [do epicentro do tremor]”, afirmou o conselheiro.

Terremotos na Síria e na Turquia deixaram famílias brasileiras desabrigadas na Turquia, segundo Marcelo Viegas, conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia. Apesar disso, não há relatos de brasileiros mortos ou feridos pelos tremores.



A Embaixada do Brasil já solicitou ajuda ao Itamaraty para disponibilizar auxílio aos brasileiros afetados. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também está em reunião para definir como o governo brasileiro poderá ajudar a Turquia após os terremotos.

Além disso, grupos de bombeiros voluntários já entraram em contato com a Agência para prestar assistência na Turquia, mas essa é uma opção que ainda está sendo avaliada e elaborada pelo Estado brasileiro. Viegas informou que essas informações já foram passadas preliminarmente para o governo turco.

 

Veja também: