dom. maio 19th, 2024

Tempestade solar mais forte vista em 20 anos espalha Auroras boreais que podem ser vistas em vários lugares pelo mundo

By Clayton Lima maio15,2024

A tempestade solar mais forte em duas décadas atinge o planeta nesta noite, espalhando um espetáculo de luzes coloridas pelas auroras austral e boreal nos dois hemisférios do planeta.

Tempestade solar extrema causa auroras em várias partes do mundo na noite desta sexta | PIERRE VERNAY/BIOSPHOTO/AFP/METSIUL METEOROLOGIA

A enorme atividade geomagnética já era esperada com a intensidade da atividade solar dos últimos dias.

Auroras visíveis em latitudes médias

A tempestade geomagnética é tão forte que as auroras podem ser observadas em latitudes médias.

Europa iluminada

Grande parte da Europa observou a aurora nesta noite de sexta-feira, mesmo locais no Sul da Itália, perto do Mediterrâneo.

Ejeção de massa coronal

A tormenta solar é resultado da chegada da primeira das seis ejeções de massa coronal lançadas em direção à Terra pela mancha solar gigante AR3664.

Explosão solar X3.98

A colossal mancha solar AR3664 desencadeou a sua explosão solar mais poderosa até agora nesta sexta-feira.

Impactos na comunicação

A explosão X3.98 atingiu o pico nas primeiras horas do dia, desencadeando a perda temporária ou completa de sinais de rádio de alta frequência (HF) em algumas regiões.

Auroras boreais na Argentina

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina descreveu a noite como “histórica”, com auroras austrais visíveis até em Ushuaia, no extremo Sul da Argentina.

Alerta da NOAA

O Centro de Previsão de Tempo Espacial da NOAA alertou para uma tempestade geomagnética severa (G4), elevando posteriormente para extrema (G5).

Impactos das tempestades solares

Uma tempestade solar ou geomagnética é uma grande perturbação da magnetosfera da Terra, causada por erupções solares que liberam muita energia.

Efeitos comuns e raros

A esmagadora maioria das explosões solares não tem efeito em nossas vidas, exceto nas regiões polares onde as auroras são mais perceptíveis.

Impacto na transmissão de televisão

Tempestades geomagnéticas de maior potência podem causar interferência nos sinais de televisão transmitidos por satélite.

Risco para astronautas

As tempestades solares podem representar perigo para astronautas no espaço devido à exposição à radiação solar.

Exemplo histórico de impacto

Um exemplo marcante foi a tempestade geomagnética de 1989, que causou blecaute na província canadense de Quebec.

Medidas preventivas

Após o incidente de 1989, a indústria elétrica adotou medidas preventivas para reduzir os riscos associados a correntes induzidas geomagneticamente.

Classificação das explosões solares

As explosões solares são classificadas de acordo com sua intensidade, indo de A (mais fraca) a X (mais intensa).

Tempestade solar mais forte em duas décadas atinge a Terra nesta noite | JORGE MANTILLA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A maior explosão solar registrada

A mais forte explosão solar já documentada ocorreu em 4 de novembro de 2003, sendo uma X28 e afetando diversos satélites à época.

Consequências mitigadas

Somente parte da ejeção de massa coronal associada à explosão de 2003 foi dirigida para a Terra, o que mitigou as consequências.

Conclusão

A tempestade solar mais forte em duas décadas proporcionou um espetáculo de auroras boreais e austrais visíveis em várias partes do mundo, evidenciando a beleza e a imprevisibilidade do universo que nos cerca. Embora cause impactos pontuais em comunicações e tecnologia, eventos como esse também nos lembram da fragilidade e da interconexão entre a Terra e o Sol.