Share

Quanto tempo posso ficar com fone de ouvido?

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente usa seus fones de ouvido diariamente, seja para ouvir música, assistir a um filme ou jogar videogame, os fones de ouvido são uma ótima maneira de curtir sua mídia favorita. 

Hoje em dia é bem comum ver as pessoas andando na rua com fone de ouvido sem fio, mas você já parou para pensar o quanto isso pode ser prejudicial para a saúde dos seus ouvidos?

Se não, vamos analisar juntos qual o tempo recomendado para que uma pessoa fique de fone de ouvido diariamente, o que podemos adiantar é que usar o fone de ouvido em excesso pode causar danos graves a sua saúde e o principal deles é a perda de audição, especialmente em pessoas que costumam ouvir música em um volume além do recomendado por especialistas.

Levando em consideração dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa deve fazer qualquer atividade diariamente usando fone de ouvido sem fio ou com, por aproximadamente 1 hora por dia. 

É preciso ter bastante cuidado com alguns modelos de fones para que os danos não sejam ainda maiores, então se você deseja ter uma saúde melhor para seus ouvidos fique até o final desta leitura e saiba de tudo e um pouco mais para fazer o uso correto dos fones de ouvido. 

Qual tipo de fone de ouvido evitar?

Hoje em dia com o avanço da tecnologia os fones de ouvido estão cada vez mais modernos e menores, com isso os modelos chamados de intra-auricular devem ser evitados, isso porque esse tipo de fone transmite o som diretamente na parte de dentro da orelha sem qualquer tipo de proteção.

Caso você tenha fones deste modelo é melhor que reduza o volume para dar mais descanso as suas orelhas, portanto não faça o uso do mesmo por muitas horas seguidas. 

Quantos decibéis é recomendado para audição humana?

É bem comum que os aparelhos que emitem som tenham de 75 a 105 dB, porém em alguns casos podem chegar até 135dB, então para que você não tenha problemas auditivos o ideal é que ouça no volume de máxima 50 dB, esse é um volume confortável para sua audição.

Já um volume entre 80 a 110 dB, deve tomar muito cuidado, pois pode começar a trazer danos aos ouvidos, ouvir algo nesta altura por apenas 7 minutos pode trazer muito desconforto. 

Para que você tenha uma pequena noção, um secador de cabelo chega até 100 dB e só pode ser suportado por apenas 15 minutos, ligado. Sons com volumes de mais de 115 dB podem causar dor e traumas na orelha do indivíduo.

A importância de manter seus fones de ouvido limpos

Além de saber qual o volume máximo de decibéis para garantir a saúde das suas orelhas, é importante também a higienização dos seus fones de ouvido, isso porque eles estão constantemente expostos a todos os tipos de bactérias e sujeira. 

Mesmo que você não veja, é provável que haja uma boa quantidade de acúmulo dentro dos fones de ouvido e na faixa de cabeça. Se você compartilhar seus fones de ouvido com outras pessoas, o problema é aumentado. Toda essa sujeira pode levar à irritação da pele ou até mesmo a acne.

Outra boa razão para manter seus fones de ouvido limpos é evitar infecções de ouvido. Quando você usa fones de ouvido sujos, você está colocando um item sujo em seus ouvidos, isso aumenta o risco de desenvolver uma infecção, especialmente se você tiver cortes ou arranhões na pele.

A melhor maneira de limpar seus fones de ouvido

A melhor maneira de limpar seus fones de ouvido é usar um pano macio e sabão neutro. Para isso basta umedecer o pano com um pouco de água e adicionar uma ou duas gotas de sabão neutro. 

Limpe suavemente os fones de ouvido, tomando cuidado para não deixar entrar água neles, quando terminar, use um pano seco para secá-los.

É importante evitar a entrada de água nos fones de ouvido, pois isso pode danificá-los. Caso seus fones de ouvido fiquem molhados, certifique-se de secá-los completamente antes de usá-los novamente.

Use uma bola de algodão embebida em álcool isopropílico para manter seus fones higienizados, o álcool matará as bactérias e também vai refrescar o tecido dos fones de ouvido.

Guarde os fones de ouvido em uma bolsa com zíper

Outra maneira de manter seus fones seguros e limpos é armazená-los em uma bolsa com zíper. Isso ajudará a manter a poeira e a sujeira longe das fendas do fone de ouvido. Atualmente muitos fones já vem com uma caixinha própria para serem guardados, facilitando ainda mais a higiene, lembre-se de limpar a caixinha também, dessa forma você terá certeza de que tudo está bem limpo sem bactérias, evitando que pegue algum tipo de infecção. 

Google Search Nitro News Brasil