Entrevista com Cristhian Rico, o Rei do Networking

Hoje você vai ler uma entrevista exclusiva com o Cristhian Rico, natural de Ubatuba conhecido no Brasil como o “Rei do Networking”.

Conhecedor do mercado brasileiro, americano, europeu e latino-americano. Cristhian é conhecido por possuir uma das maiores fraternidades do Brasil, o CN Network, que tem como foco conectar pessoas que tenham os mesmos princípios e objetivos para trocarem experiências, informações e conhecimentos. Juntos a fraternidade já faturou mais de 20 milhões de reais.

A entrevista trata de empreendedorismo, networking e planejamento pessoal e profissional. Aproveite as dicas e os depoimentos presentes neste bate-papo para estimular o seu desejo de empreender e, assim, melhorar o seu dia a dia no mercado de trabalho e também diante das oportunidades profissionais que eventualmente surgirem!

  1. Cristhian, você é conhecido por muitos como o rei do networking e como fundador do grupo CN Network. Assim, vamos falar um pouco da sua experiência e trajetória,quais foram os motivos que o levaram a abrir um grupo de networking e quais as maiores barreiras enfrentadas no início desse empreendimento?

R.: Quando eu ainda fazia faculdade na UFSC (Universidade federal de Santa Catarina) eu não me sentia confortável com a forma de pensar da maioria dos jovens e sabia que precisava de alguma forma me conectar com pessoas que pensavam igual a mim, pessoas com garra de vencer igual a mim, e foi ai que surgiu o CN, que de início era apenas um grupo de estudos e hoje conta com mais de 250 membros no mundo inteiro.

As maiores barreiras eram, conseguir mostrar a importância do CN para os empresários e fazer com que eles quisessem fazer parte da minha fraternidade e também a falta de dinheiro para investir em mais eventos de empreendedorismo e networking em geral.

  1. Você se sentia completamente preparado para esta nova fase, de dono do próprio negócio, ou preferiu partir para a execução e assim ir evoluindo e aprendendo com os acontecimentos? Quais características você considerou essenciais para gerenciar melhor todos os processos?
    R: Eu estava bem no começo de tudo, não sabia praticamente nada a respeito do mercado digital, porém eu conseguia transmitir uma confiança muito alta em tudo que eu fazia, e isso acabou me fazendo ter mais autoridade e as pessoas muitas vezes imaginavam que eu tinha muito conhecimento e já ganhava muito, porém nada disso, o começo foi bem difícil pra mim e demorou cerca de 7 meses pra eu começar a deslanchar, foi um tiro total no escuro, que graças a Deus deu certo!

Autoconfiança, alinhado com meu perfil de liderança e a vontade de aprender, evoluir e me tornar uma pessoa melhor, me posicionou de forma que a fraternidade evoluísse naturalmente, com cada vez mais os membros se ajudando e acelerando seus resultados, afinal o networking é exatamente isso, acelerar todos os seus processos e resultados, de forma que você jamais conseguiria sozinho e em tão pouco tempo.

  1. Mudando um pouco o rumo de nossa conversa, gostaria que falasse um pouco sobre uma prática que lhe rendeu um título muito interessante, o de “Rei do Networking”. Como você acredita que o networking pode ajudar a alavancar negócios e pessoas? Qual o primeiro passo para aqueles que desejam construir uma boa rede de contatos?

R: Como eu havia dito recentemente, networking é responsável por acelerar e escalar seus resultados, uma pessoa que se conecta com pessoas que tem os mesmos objetivos de crescer que ela, faz com que ela tome mais iniciativa, aprenda mais com os erros dos outros e desenvolva novas habilidades, afinal sozinho você pode até ir mais rápido de início, porém acompanhado você vai muito mais longe. O primeiro passo é fazer parte de uma fraternidade onde você vai encontrar diversas pessoas querendo evoluir e que vão te ajudar a conquistar seus objetivos, como por exemplo o CN.

  1. . Atualmente, para se destacar o profissional deve estar em constante atualização, participar de eventos, palestras, realizar um bom networking e, acima de tudo, desempenhar um bom trabalho em sua empresa. Parece um quadro de tarefas que nunca tem fim. Como em sua empresa, a CN Network, vocês trabalham com motivação de equipes?

Dentro do CN como buscamos sempre estar evoluindo, fazemos call semanal com empresários que já obtiveram muito resultado, para trazer sua experiência aos membros e passar conteúdo relacionado ao business dele, hoje temos mais de 100h de call com empresários em todos segmentos de negócio que você imaginar, hotseats quinzenais para os membros apresentarem as dores que estão passando no seu negócio e outro membro que estiver participando poder ajudar a solucionar esse problema, call com psicólogo 1 vez por mês para alinhar seus objetivos e trabalhar a mentalidade, imersões e mansões presenciais a cada 2/3 meses, tudo isso e ainda tem mais o principal que é o networking dentro do grupo no WhatsApp com os mais de 250 membros ativos.

5.Na sua opinião, de que forma o profissional pode se manter motivado diante de tantas tarefas e encontrar o equilíbrio diante de sua vida pessoal e profissional?
Quando a pessoa trabalha com o que ela gosta, ela não está trabalhando, ela apenas está construindo seu sonho fazendo aquilo que ama, tudo isso alinhado com um objetivo importante, faz com que qualquer esforço seja algo simples, perto daquilo que você quer conquistar.

  1. Os jovens universitários e os recém-formados costumam se deparar com alguns problemas cruciais em suas carreiras, como, por exemplo, a falta de emprego. Na sua opinião como deve ser administrada a empregabilidade desses jovens e qual a sua relação com a prática de networking?”

Eu não gosto do modelo de negócio de depender de um chefe para poder sobreviver ou construir sua vida, eu prefiro ter a liberdade de ter meu próprio negócio e ir crescendo gradativamente. Porém eu sempre digo aos membros do CN, se você tem networking, você pode perder tudo na sua que você tiver, que ainda sim você vai ter o networking para começar tudo do zero de maneira muito mais rápida e nunca ficará pobre de fato em sua vida.

Google Search Nitro News Brasil