dom. abr 14th, 2024

Ano novo, casa nova: uso de materiais adequados evita corrosão casas litorâneas

By DINO fev8,2023

Depois da alta nos valores de materiais e mão de obra que são usuais nos últimos meses do ano, janeiro e fevereiro trazem uma queda nos valores que permite colocar em prática os planos de repaginar a casa. Os imóveis litorâneos apresentam particularidades que os tornam desafiadores desde sua construção até as obras para reparos. O principal problema a ser driblado é a umidade proveniente da maresia que causa corrosão na estrutura, acabamento e móveis, mas com o uso de materiais corretos esse problema pode ser contornado garantindo mais durabilidade nos reparos. 

Na lista abaixo estão alguns materiais que podem ser usados e dicas de como aplicá-los na estrutura do imóvel ou nos itens de design. 

1. Madeira – Principalmente as mais duras, como teca, ipê, maçaranduba ou pinho-de-riga, após lixadas e envernizadas podem ser usadas como pilastras, em mesas, cabeceiras, cadeiras, bancos e móveis de apoio, como escrivaninhas. 



2. PVC – Simples de serem limpas, as peças em PVC podem ser usadas em forros e tubulações.

3. Vidro – As principais desvantagens do vidro estão nos custos e limpeza, já que com a maresia ele pode ficar com um aspecto engordurado. No entanto, ele traz benefícios que os outros materiais não conseguem promover. O vidro não estufa, não oxida, permite que a iluminação entre no ambiente, pode ser reforçado caso seja necessário e combina com diversos estilos de decoração.

4. Aço inox – Resistente à ferrugem, o aço inox colabora com a decoração no estilo industrial e pode ser usado em eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e micro-ondas, e em mesas e cadeiras nas áreas externas.

5. Alumínio – Ainda com foco em um ambiente mais moderno, o alumínio, diferente do ferro, é resistente à ação da maresia e pode ser usado em diversas etapas da obra, na estrutura, nas telhas, calhas, maçanetas, portas e portões, perfis, janelas, ligas e outros acessórios, como as cadeiras.

“Quando se trata de obras, é necessário escolher com cautela os materiais que serão usados. O alumínio, por exemplo, é econômico, reciclável e versátil. No caso de casas na praia, tem ainda o benefício de ser altamente resistente à corrosão, justamente por isso é usado até mesmo em embarcações”, explica o especialista em alumínios e gestor da divisão de laminados da franquia Mundo Serralheiro, Trajano Neto.

Veja também: