dom. abr 14th, 2024

Setor industrial em Minas Gerais deve ser beneficiado com a concessão da MG-424

By DINO fev20,2023

Detentora de um grande parque industrial, a cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, possui diversos atrativos para implantação de indústrias. A cidade fica a 72 quilômetros de distância da capital do estado, Belo Horizonte, e a previsão é de que terá acesso facilitado devido à concessão da rodovia MG-424 à iniciativa privada.

A região dispõe de um perfil demográfico favorável e o investimento em rodovias e otimização logística contribuem para o fomento da implantação de indústrias, potencializando o cenário econômico do estado. A expectativa é de que Minas Gerais amplie suas possibilidades de ter uma economia mais ativa e gerar emprego e renda a partir da oferta de infraestrutura que beneficie o desenvolvimento sustentável. 

“As melhorias previstas com duplicações, implantação de terceiras faixas e contornos, entre outras, facilitarão as questões de logística das empresas instaladas na cidade, no seu entorno, e daquelas que pretendem se instalar na região”, avalia o responsável pelo desenvolvimento e gestão de ativos da Aurea Finvest em Minas Gerais, André Pompeu. Ele destaca que Sete Lagoas já apresenta muito benefícios, como facilitação e flexibilização para implantação de indústrias, e se beneficia do competitivo ICMS de Minas Gerais, além de adotar o “Decreto de Liberdade Econômica”, que torna possível a aprovação de projetos no município em até 60 dias. A boa oferta de mão de obra qualificada pelas operações das escolas técnicas do Sesi e Senai é outro diferencial.



Esse cenário potencializa o ambiente para o desenvolvimento de um empreendimento industrial na cidade, com mais de 360 mil metros quadrados para implantação imediata de empresas e fábricas em um terreno que dispõe de infraestrutura completa. No local, já se encontra em operação a OMPI, indústria italiana que fabrica ampolas, e serão instaladas a Vimaster, indústria de fabricação de tinta de sinalização asfáltica, a Medcom, fabricante de medicamentos, e a GreenCar, uma transformadora de veículos especiais.

Além do empreendimento industrial em Sete Lagoas, há outros projetos no estado: em Esmeraldas, está planejado um loteamento voltado para segunda moradia, que se encontra em fase de aprovação. Outro ativo é uma área de 464 mil metros quadrados também localizada no município, com vocação ambiental. A área fica no perímetro urbano da cidade, numa região de fácil monitoramento.

Em Ribeirão das Neves, serão desenvolvidos bairros abertos com lotes de 250 metros quadrados e há a possibilidade de que terrenos sejam destinados para comércio local e atacarejos; já em Vespasiano, está sendo iniciado um projeto residencial e comercial, também em fase de aprovação.

Veja também: