dom. abr 21st, 2024

Nutricionista aborda os benefícios dos shots concentrados

By DINO fev28,2023

As pessoas que querem manter um estilo de vida saudável estão atentos às novidades que são lançadas no mercado. Entre esses produtos estão os shots concentrados que são prensados a frio ou no sistema de alta pressão. Esse tipo de bebida funcional são compostos cheios de antioxidantes, de consumo rápido e prático. Os seus ingredientes naturais quando combinados podem gerar benefícios específicos ao corpo.

Por ser concentrado com diversificados nutrientes e compostos ativos, essas bebidas podem ter inúmeras ações terapêuticas. Combinações variadas de especiarias, com frutas e outros ingredientes, por exemplo, são indutores para casos de imunidade, melhora da digestão, anti-inflamatório, antioxidante, termogênico, calmante, entre outros.

A nutricionista parceira da MadeReal, Vitória Falcão, destaca que o consumo diário dos shots pode oferecer uma série de benefícios ao corpo, além de ajudar as pessoas a manter a saúde. “Por ser uma bebida super concentrada de até 100ml, seu consumo diariamente oferece uma alta dosagem de vitaminas, minerais e fitoativos. Começar o dia com essa carga nutricional diariamente é uma forma natural e eficaz de equilibrar o organismo e contribuir com diferentes benefícios”. 



Ela completa dizendo que “o ideal é fazer o consumo dos shots pela manhã, em jejum, ou 30 minutos antes das refeições. Algumas combinações, que tenham como base chás calmantes podem ser consumidas antes de dormir, já que vai favorecer o sono”.

Os shots também podem compor o cardápio de praticantes de exercícios físicos. Muitos produtos são direcionados para obtenção de mais energia e otimizam as performances individuais. Combinações de ingredientes termogênicos, por exemplo, ajudam na aceleração do metabolismo e potencializam a oxidação de gorduras. Uma outra combinação são os ingredientes que ajudam a estimular a síntese de óxido nítrico de forma natural, otimizando a vasodilatação.

“Cacau orgânico, guaraná em pó, suco de beterraba, são exemplos de compostos que podem estar presentes nos shots para os praticantes de alguma modalidade esportiva. Vale muito ter acesso a produtos com a garantia de qualidade, feitos com insumos naturais” afirma a nutricionista. 

Como são feitos os shots concentrados prensados a frio?

Quando os ingredientes são manuseados para extração do sumo, o fator calor e atrito podem alterar as suas propriedades e causar a oxidação. Nos shots prensados a frio, os insumos utilizados são refrigerados quando chegam ao local de produção e são mantidos assim durante a extração e engarrafamento, até o momento de consumo. 

Eles também podem ser feitos por intermédio do processamento de alta pressão, que inativa as enzimas e elimina os micro-organismos. Os shots criados por meio desse sistema tendem a apresentar características nutricionais, funcionais e sensoriais mais próximas às dos ingredientes in natura. O mais indicado é que as bebidas feitas por esses processos sejam mantidas refrigeradas o tempo todo, mas se for preciso transportá-las, tenha em mente que o ideal é que não passem mais de 30 minutos fora da geladeira. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.madereal.com.br/.

Veja também: