Share

Sindicel emite alerta sobre a qualidade de cabos de alumínio

Observando o mercado de condutores elétricos no Brasil, o Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos – Sindicel, divulgou um comunicado apontando irregularidades em alguns fabricantes de cabos multiplexados em alumínio. Conforme consta no documento, os apontamentos fazem parte do resultado de uma série de análises e testes realizados por um laboratório certificado, que cita os riscos oferecidos pelos cabos fabricados fora das especificações da ABNT NBR 8182 – norma que parametriza a construção destes produtos.

Risco de incêndio e de choque elétrico são algumas das consequências apontadas pelo Sindicel para os cabos com desvios críticos nas quantidades de alumínio: “Todo revendedor (lojista) ou distribuidor ligados à sua comercialização e os instaladores dos cabos multiplexados autossustentados, são também responsáveis para que estes produtos cumpram os requisitos das Normas da ABNT aplicáveis.”, diz trecho do comunicado.

O sindicato aponta ainda, os problemas encontrados na isolação dos cabos testados, com polietileno convencional termoplástico (PE) ou polietileno termofixo (XLPE): “Se as informações sobre a isolação forem falsas (por exemplo, indicar isolação em XLPE e na realidade for utilizado o PE), ou se não houver a declaração clara do tipo de isolação e dos materiais dos condutores fase e neutro de sustentação, o usuário e projetistas serão enganados sobre a capacidade de condução de corrente real”, alerta o documento.

Comumente utilizados nas entradas de energia e nas ligações de consumidores, os cabos multiplexados, quando fabricado em não-conformidade com as normas construtivas, podem acarretar grandes prejuízos. De acordo com o Sindicel, além de aumentar as perdas de energia,  o risco de incêndios ou choques elétricos causados pelo derretimento da isolação é muito alto.

No comunicado, a instituição destaca que, no Brasil, não existe um programa de certificação compulsória para esses cabos, e se coloca à disposição dos consumidores para oferecer recomendações dos produtos com qualidade aferida. “Para não haver surpresas indesejáveis, com cabos irregulares, consulte e compre cabos de potência multiplexados autossustentados dos fabricantes certificados. Na dúvida, consulte-nos para obter mais informações detalhadas”, conclui.

Para conferir os fabricantes listados pelo Sindicel e ler o comunicado na íntegra, basta acessar o site.

Google Search Nitro News Brasil