dom. abr 14th, 2024

Inteligência artificial já é realidade no mercado de imóveis

By DINO mar12,2024

O mercado imobiliário está passando por uma transformação profunda graças à Inteligência Artificial (IA). Uma pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e produzida pela Brain Inteligência Estratégica revelou que 19% das empresas do setor de imóveis já utilizaram alguma ferramenta de IA. A incorporação dessa tecnologia trouxe consigo uma série de inovações que estão mudando a forma como as pessoas compram, vendem e investem em imóveis.

Um dos principais avanços proporcionados pela IA no mercado imobiliário é a capacidade de análise de dados. As plataformas de IA agora podem coletar e processar uma vasta quantidade de informações sobre o mercado, incluindo preços históricos, tendências de bairros, taxas de juros e muito mais. Isso permite que compradores e vendedores tomem decisões mais informadas. Por exemplo, os compradores podem identificar áreas com potencial de valorização, enquanto os vendedores podem precificar seus imóveis de forma mais precisa.

Plataformas de busca inteligente utilizam algoritmos para entender as preferências dos compradores e apresentar opções que se encaixam em suas necessidades. Além disso, a IA também está presente no atendimento ao cliente no mercado imobiliário. Chatbots alimentados por IA podem responder a perguntas comuns dos clientes em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.



As visitas virtuais também têm passado por mudanças. Nelas, os compradores podem explorar um imóvel como se estivessem pessoalmente no local, tudo sem sair de casa. “Isso economiza tempo tanto para compradores quanto para vendedores, já que somente os que têm um grande interesse no imóvel marcam uma visita presencial. A realidade virtual também é uma opção de ferramenta para corretores, pois permite que eles mostrem imóveis a clientes de todo o mundo”, afirma Pedro Júnior, CEO e fundador da imobiliária i9vale, especializada em imóveis de luxo dentro e fora do Brasil, que criou uma plataforma própria que utiliza a IA e automatiza o processo de compra e venda.

Avaliações de crédito e segurança dos dados contam com IA

As avaliações de crédito também têm incorporado a utilização de Inteligência Artificial. Com a análise de dados de crédito, histórico financeiro e outras informações, os compradores podem receber aprovações em um período mais curto.

Pedro ainda informa que a inteligência artificial está sendo usada para melhorar a segurança das transações e prevenir fraudes, onde, por meio da análise de dados, a IA pode detectar padrões suspeitos em transações, alertando os envolvidos sobre possíveis riscos.

Além disso, a crescente importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no cenário jurídico e regulatório também está contribuindo para o fortalecimento da segurança no mercado imobiliário. A LGPD estabelece diretrizes rigorosas para a coleta, processamento e armazenamento de informações pessoais, garantindo que os dados dos clientes sejam tratados com o devido respeito à privacidade e segurança.

A IA pode ser implementada como uma solução para garantir a privacidade de dados. Um exemplo prático é a utilização de criptografia para proteger informações dos compradores e vendedores, destaca Pedro.

Um novo conceito no mercado imobiliário

“A Inteligência Artificial está redefinindo o mercado imobiliário, tornando-o mais eficiente, seguro e acessível”, afirma Pedro Júnior. O especialista no ramo imobiliário e CEO da i9vale ressalta que, devido a capacidade de análise de dados, personalização de recomendações e aprimoramento do atendimento ao cliente, a IA está oferecendo benefícios significativos tanto para compradores quanto para vendedores, sinalizando que é evidente que a revolução da IA no mercado imobiliário está apenas começando, e podemos esperar que as inovações continuem a moldar esse setor nos próximos anos.

No entanto, Pedro complementa: “é importante notar que, embora a IA traga muitos benefícios, a presença humana e o conhecimento especializado ainda desempenham um papel fundamental no mercado imobiliário”. Corretores e agentes imobiliários trazem experiência, compreensão do mercado local e habilidades de negociação que complementam as capacidades da IA.

Mais informações
i9vale.com.br
(12) 3021-5100

Veja também: