dom. abr 21st, 2024

Seguro garantia beneficia pequenas empresas

By DINO mar27,2024

O mundo dos negócios está sempre em movimento, e garantir o cumprimento integral de contratos é essencial para o sucesso de empresas de todos os portes. Nesse contexto, o Seguro Garantia desponta como uma opção acessível, especialmente para pequenas empresas, superando outras formas de garantia. Com a capacidade de proteger tanto a contratada quanto a contratante, esse tipo de seguro se estabelece como uma fonte de tranquilidade nas transações comerciais.

De acordo com Iara Girardi, da Selbetti, cliente da Genebra Seguros, corretora especialista em seguros corporativos, a experiência de contratar e utilizar o Seguro Garantia tem sido positiva. “Proporciona proteção para ambas as partes envolvidas no contrato, trazendo maior segurança para as negociações. Além disso, a agilidade no processo de contratação e as taxas reduzidas oferecidas o tornam uma opção atrativa”, destaca Iara.

O Seguro Garantia é frequentemente contratado por empresas que participam de licitações públicas. “Cerca de 80% das solicitações recebidas por nossa corretora estão relacionadas a esse tipo de demanda, sendo fundamental para que as empresas participem dos processos licitatórios e, posteriormente, executem os contratos”, Nina Teixeira, Brand Ambassador da Genebra Seguros. “Os setores mais propensos a necessitar desse tipo de proteção são principalmente os de serviços, construção civil e terceirização”, acrescenta.



Uma das principais vantagens do Seguro Garantia é a possibilidade de obter taxas muito mais interessantes em comparação com a fiança bancária. Enquanto a fiança bancária pode demandar taxas anuais de 3% a 3,5% para empresas de pequeno porte, o Seguro Garantia oferece taxas na faixa de 0,60% a 0,85% ao ano. “Essa diferença significativa representa menos de um terço do custo da fiança bancária, além de não comprometer o fluxo de caixa da empresa”, explica o especialista. Outro benefício destacado é a agilidade no processo, já que a cotação e emissão da apólice do Seguro Garantia pode acontecer em apenas 10 a 15 minutos, tornando-o uma opção prática e eficiente para as empresas.

Além disso, a Circular 662 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) trouxe mudanças significativas no produto, tornando-o mais moderno e alinhado com o mercado norte-americano. “Essas alterações abrem possibilidades para o crescimento do Seguro Garantia no Brasil, especialmente no setor privado, onde muitas contratações ainda não contam com essa modalidade de seguro para cobrir eventuais inadimplências”, ressalta Nina Teixeira.

Seguro Garantia permite que as empresas assumam mais riscos e invistam em seu crescimento.

 

Veja também: