seg. abr 15th, 2024

Medicamento atua contra carrapatos, pulgas e vermes em cães

By DINO mar27,2024

A Elanco Saúde Animal, empresa que atua no desenvolvimento de soluções para a saúde de animais de companhia e de produção, lança agora em abril o CredeliTM Plus, um antiparasitário com múltiplas funcionalidades: protege os cães a partir de 1,4 kg e 8 semanas de idade contra carrapatos e pulgas e trata vermes intestinais de uma forma prática e rápida. 

Contando com os princípios ativos lotilaner e a milbemicina oxima, a solução chega ao país para complementar a família Credeli™ de soluções antipulgas e contra carrapatos, e apresenta uma nova proposta de valor para médicos-veterinários e tutores, oferecendo um controle integrado.

“Trata-se de um produto com a conveniência da tripla ação, isto é, a prevenção e tratamento simultâneos contra carrapatos, pulgas e vermes”, afirma Alessandro Orsolini, gerente sênior de marketing de Pet Health da Elanco. 



Nesta linha, além de eliminar as pulgas, o medicamento combate os carrapatos, que são responsáveis pela transmissão das hemoparasitoses, doenças popularmente conhecidas como “doença do carrapato”, com o parasita infectando células do sangue. Entre elas estão a erliquiose, babesiose, anaplasmose e rangeliose, transmitidas pela picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus, entre outros. Tratam-se de doenças graves, silenciosas, que se manifestam de diversas formas e podem levar o animal a óbito. Além destas, outro risco para pets – e também para humanos – é a febre maculosa, uma infecção causada pela Rickettsia rickettsii, que é transmitida pelo “carrapato-estrela” por meio de sua picada. A transmissão da doença para as pessoas acontece quando o carrapato infectado pica o humano, inoculando a bactéria por meio da saliva do parasita, que vai diretamente para a corrente sanguínea.

Entre os vermes combatidos pelo medicamento está o Ancylostoma caninum, espécie de verme nematoide e um dos principais responsáveis pela ancilostomíase, uma infecção intestinal comum em animais de estimação. Os vermes adultos do Ancylostoma caninum geralmente vivem no intestino delgado do hospedeiro e se alimentam de sangue, causando anemia e, em casos graves, até mesmo a morte do animal. 

Já os ovos do parasita são eliminados nas fezes do cão e, em condições adequadas de umidade e temperatura, se desenvolvem como larvas infectantes. É neste ponto que pode ocorrer uma zoonose, isto é, doença que pode ser transmitida de animais para humanos. “Trata-se da Larva migrans cutânea, mais conhecida como “bicho geográfico”: se esta larva penetrar na pele humana, ela pode provocar irritação, coceiras e lesões e formar ‘trilhas’, daí a origem do seu nome popular”, explica Mariana Capellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco. 

Questão de saúde pública

Segundo a médica-veterinária, prevenir parasitas e tratar os animais contaminados é importante não somente para a saúde do pet, mas especialmente para a saúde da família e ambiente em que esse animal está inserido.  “Manter os pets protegidos contra carrapatos, pulgas e vermes faz parte da tutela responsável e torna-se uma necessidade constante nos cuidados com os animais e para a saúde pública. Ao cuidarmos dos pets, também estamos prezando pela saúde das pessoas”, afirma Mariana. Ela destaca ainda que ter um produto que contemple, ao mesmo tempo, a prevenção de infestações por carrapatos e pulgas e o tratamento contra vermes intestinais, simplifica a administração do medicamento e torna mais fácil o manejo com o pet, reduzindo o estresse do animal.

“Recomendamos que o tutor consulte seu médico-veterinário de confiança para avaliar qual é a melhor solução para o seu pet. O nosso objetivo é prezar pelo bem-estar e saúde do animal, de modo que ele esteja sempre protegido e Credeli™ Plus é uma nova possibilidade, com amplo espectro de ação”, finaliza Alessandro.

Mais informações sobre as soluções Elanco estão disponíveis no site meupet.elanco.com e no Instagram @elancopetsbr.

Sobre a Elanco 

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é uma das líderes na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, a empresa está comprometida com o propósito de ajudar seus clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, e de causar um impacto significativo em comunidades locais e globais com as quais se relaciona. Na Elanco, os colaboradores são movidos pela visão institucional – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e pela estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy Purpose™ – que trabalham para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.

Veja também: