Flórida é o terceiro estado com mais brasileiros nos EUA

A Flórida é o terceiro estado dos Estados Unidos com a maior concentração de brasileiros (295 mil), ficando atrás apenas de Nova York (500 mil) e Boston (390 mil). A estimativa integra o documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. O estudo compila estatísticas atualizadas sobre a quantidade de cidadãos que vivem fora do Brasil e sua distribuição pelo mundo.

De acordo com a estimativa, que utiliza insumos relativos ao ano-base de 2022, enviados pelos postos do Itamaraty no exterior, cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem em outros países. Destes, 1,9 milhões de pessoas vivem nos Estados Unidos. Em seguida, Portugal (360 mil), Paraguai (254 mil), Reino Unido (220 mil), Japão (206 mil) e Espanha (165 mil) são os países com as maiores comunidades brasileiras no exterior.

Aliás, estimativas apontam que, em média, 400 mil brasileiros vivem, estudam e trabalham na Flórida, especialmente nas cidades de Orlando e Miami – cerca de 22% da população de brasileiros nos Estados Unidos, 

Para a advogada e empreendedora digital brasileira Alessandra Crisanto, CEO da Study & Work USA – startup estadunidense representante de mais de 120 universidades americanas -, há muito tempo, a Flórida tem sido um “farol” de oportunidades para brasileiros em busca de novos horizontes.

“Com seu clima agradável, cultura vibrante e economia próspera, não é surpresa que um número crescente de brasileiros esteja escolhendo fazer do ‘Estado do Sol’ sua casa”, diz Crisanto, que é mestre em direito internacional com ênfase em Direito da Internet (LLM).

Além disso, a empresária é mestre em Ciências de Gestão com ênfase em marketing digital e advogada licenciada pela OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo), com mais de vinte anos de experiência, especialista em International Higher Education, Educação internacional, Imigração para a US-based Immigration e certificação como Tradutora Juramentada do governo australiano – país onde também adquiriu residência permanente.

“Nos últimos anos, uma tendência notável entre os brasileiros que se mudam para a Flórida é a busca por educação superior”, afirma Crisanto. “Muitas pessoas optam por aproveitar a oportunidade de fazer um mestrado na Flórida, que não só oferece programas acadêmicos de alta qualidade, mas também proporciona a flexibilidade para os estudantes adquirirem experiência de trabalho enquanto estudam”, complementa.

A advogada também destaca que a Flórida possui uma série de universidades que atendem a uma variedade de interesses acadêmicos. “Essas instituições, incluindo universidades em Orlando, Tampa e Miami, oferecem diversas oportunidades de bolsas de estudo para estudantes internacionais, tornando o ensino superior na Flórida mais acessível e viável”, explica.

Estudar na Flórida é opção para brasileiros

Na visão de Crisanto, uma dos principais atrativos de fazer um mestrado na Flórida é a oportunidade que a formação oferece aos estudantes para imergir no dinâmico ambiente empresarial do estado”: “Com suas indústrias em expansão em tecnologia, saúde, turismo e muito mais, a Flórida oferece uma infinidade de oportunidades de estágio e emprego para profissionais aspirantes”.

Para a empreendedora brasileira, ao combinar estudos acadêmicos com experiência prática de trabalho, os estudantes podem desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para se destacarem em suas áreas de atuação.

“Além disso, a atmosfera acolhedora e a população diversificada da Flórida a tornam um destino ideal para estudantes internacionais”, considera. “De festivais culturais vibrantes a centros urbanos movimentados e praias intocadas, a Flórida oferece uma rica tapeçaria de experiências para os estudantes explorarem e desfrutarem durante o tempo em que estiverem no estado”, afirma.

Para Crisanto, a Flórida possui uma economia em crescimento, universidades de destaque mundial e qualidade de vida, razão pela qual o estado continua a atrair um número crescente de residentes de todo o mundo. “Para os brasileiros que desejam embarcar em um novo capítulo de suas vidas, fazer um mestrado na Flórida apresenta uma oportunidade única de combinar excelência acadêmica com crescimento profissional em um dos estados mais dinâmicos e emocionantes dos Estados Unidos”, articula.

Para mais informações, basta acessar: https://alecrisanto.com.br/ ou https://www.instagram.com/alessandra.crisanto/

Google Search Nitro News Brasil