Congresso reúne especialistas em PLD-FTP, Integridade e ESG

6o Congresso Internacional do IPLD (Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro) acontece nos dias 28 e 29 de maio, contemplando temas relacionados à Prevenção e Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PLD-FTP), integridade e ESG. Esta edição terá transmissão on-line e gratuita de todos os painéis, que reunirão as principais autoridades e especialistas dos setores público e privado. 

A Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) tem impacto tão relevante em toda a sociedade, que tem demandado cada vez mais investimento. Pesquisa recente da Juniper Research aponta que, até 2028, o gasto total em sistema de PLD terá crescido 80%, acima dos US$ 28 bilhões de 2024, com o crescimento do uso da Inteligência Artificial (IA) para ampliar a eficiência na definição de perfis de risco, análise de dados e no monitoramento de transações suspeitas.

Para a presidente do IPLD, Andreia Vargas, executiva que atuou no Banco Central por 30 anos, vivenciando a evolução da regulamentação para prevenir e combater a lavagem de dinheiro no Brasil, promover a troca de conhecimentos e conexão entre os diferentes participantes dessa cadeia é fundamental para o país continuar avançando nessa questão. “Nesta edição, a programação contemplará uma grande variedade de temas, trazendo uma abordagem ampliada e interdisciplinar sobre cada assunto, com o objetivo de atender à crescente demanda da sociedade e as mais recentes exigências normativas”, explica Andreia Vargas.

Certificado pontua para programa da B3 Educação

O certificado de participação no Congresso do IPLD é o primeiro de evento a ser credenciado pela B3 Educação, contanto 12 pontos para o Programa de Qualificação Operacional (PQO). Pontuar nesse programa da B3 Educação é requisito para a recertificação e atualização contínua dos profissionais que operam no mercado financeiro.

Especialistas dos setores público e privado 

Para discutir as temáticas propostas na programação, o evento vai reunir representantes dos principais órgãos reguladores e instituições financeiras do País, bem como associações, a exemplo da Febraban e da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Entre os nomes confirmados estão: André Lima (Ministério do Meio Ambiente); Bernardo Mota (Ministério da Justiça); Chantal Pillet (Pacto Global da ONU); Isaac Sidney (Presidente da Febraban); Ricardo Liáo (COAF); e Tiago Severo (ABCripto).

As discussões do Congresso têm contribuído para o fortalecimento desse segmento no país. “O Congresso do IPLD é um fórum que reúne os principais atores e protagonistas do sistema de PLD-FTP para trazer suas experiências, seus desafios e as novidades que o mercado apresenta em termos de melhores práticas”, relata Ricardo Liáo, Presidente do COAF.

Sobre o IPLD 

O Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro (IPLD) foi fundado em 2017 com o propósito de fomentar o conhecimento em PLD-FTP, Integridade e ESG, reunindo autoridades e especialistas na produção e divulgação de conteúdo, webinar e eventos, na capacitação e certificação de profissionais, além de promover um ambiente de discussão e networking para disseminar as melhores práticas e fortalecer esses segmentos. 

As vagas para o evento seguem disponíveis até 24 de maio. Para realizar a inscrição de forma gratuita, basta acessar: https://congresso6.ipld.com.br/pt-br/inscreva-se/#formulario

 

Google Search Nitro News Brasil