IR 2024: contribuintes podem reduzir imposto com doações a instituições sociais

O mês de maio marca a última temporada para a declaração do Imposto de Renda, que tem como prazo final o dia 31 de maio. Por meio dele, pessoas físicas têm a oportunidade de apoiar de forma legal e segura iniciativas voltadas para a proteção de crianças, adolescentes e idosos, além de atividades culturais, audiovisuais e esportivas.

Nas doações de pessoas físicas o limite de dedução é de 3% sobre o Imposto de Renda a ser pago pelo contribuinte, sem custo adicional. Para realizar o apoio, é possível escolher até duas instituições para receber as doações. A iniciativa concilia as obrigações civis dos brasileiros, com o apoio a causas em prol da sociedade. 

Entre as organizações cadastradas para receber a doação está a Vocação — organização não governamental que promove a inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda -, que reverte todo o valor que recebe para os projetos e programas que realiza em prol da transformação social do jovens, suas famílias e da comunidade. No último ano, a instituição alcançou aproximadamente 45 mil pessoas, direta e indiretamente,.

As três unidades da Vocação estão localizadas em São Paulo, nos bairros do Campo Limpo, Icaraí e Cidade Júlia, onde atua de forma integrada a outros órgãos sociais e de proteção às crianças e adolescentes das regiões. Além disso, a Vocação possui projetos em rede com outras instituições de São Paulo e em mais 13 estados e 135 cidades do Brasil, e já impactou mais de 450 mil vidas desde sua fundação.

Como doar para instituições sociais

Inicialmente, o contribuinte deve escolher quanto deseja destinar para a instituição escolhida. Em seguida, no aplicativo de declaração da Receita Federal, basta acessar a opção “doações diretamente na declaração”. Para direcionar a doação a instituições com foco em jovens, como a Vocação, na próxima tela, selecione “crianças e adolescentes” e insira os dados da organização. O passo a passo completo está disponível aqui (link) e não leva nem cinco minutos para ser realizado.

Após realizar a doação por meio do sistema da Receita Federal, é só enviar o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para a instituição social escolhida. As doações podem ser feitas durante o período de declaração de IRPF 2024.

Google Search Nitro News Brasil