Calor e ar seco marcam o feriado em São Paulo; termômetros devem superar os 30 °C

A massa de ar seco e quente vai garantir mais um dia com predomínio de sol forte e baixos índices de umidade

Movimentação no Parque do Carmo, na zona leste de SP, nesta quarta (1º) Foto: EDI SOUSA/EDI SOUSA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO – 01.05.2024

São Paulo, Brasil – 1 de maio de 2024 – A manhã desta quarta-feira (1º), feriado do dia do trabalho, está ensolarada na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima registrada na madrugada foi de 19,2°C. A mínima absoluta, 13,7°C foi observada em Engenheiro Marsilac, no extremo da zona sul. Já a mínima mais alta, 22,2°C, foi observada nas subprefeituras da Sé, no centro, e Santo Amaro, na zona sul.

A massa de ar seco e quente vai garantir mais um dia com predomínio de sol forte, calor e baixos índices de umidade. Hoje a máxima alcança os 32°C, e os menores índices de umidade se aproximam novamente dos 30%. Em situações de altas temperaturas, é recomendado manter-se hidratado, usar protetor solar, manter ambientes internos úmidos e suspender exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia.

A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em estado de atenção para altas temperaturas desde o último dia 26 de abril, às 11h10.

Ainda de acordo com os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, abril de 2024 terminou como o quarto mês de abril mais seco de todo o histórico pluviométrico que possui dados desde 1995. Foram acumulados 24,0mm, o que corresponde a 37,6% da média que é de 63,9mm. Ou seja, um desvio negativo de 62,4%.

O dia vai terminar com tempo estável. Não há previsão de mudanças.

Tendência para os próximos dias

Os dias continuarão ensolarados e com temperaturas acima da média nos próximos dias. Atenção com os baixos índices de umidade, próximos dos 30% durante as tardes. A combinação de tempo seco e falta de chuva dificulta a dispersão dos poluentes, e facilita a propagação de queimadas e incêndios nas áreas vegetadas. Nessas situações, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda beber água à vontade, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h, proteger-se do sol com chapéus e óculos escuros, além de se possível, utilizar umidificadores de ar como recipientes com água e toalhas molhadas nos ambientes internos.

A quinta-feira (2) será ensolarada e quente. As temperaturas oscilam entre 20°C na madrugada e 32°C no meio da tarde.

Na sexta-feira (3), o cenário não muda. Os termômetros oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 32°C.

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

Google Search Nitro News Brasil