qui. mar 28th, 2024

General Mills recolhe lotes de sorvete sabor baunilha da Häagen-Dazs

By Clayton jul 14, 2022

A empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda. iniciou o recolhimento voluntário de todos os lotes de sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023, comercializados em pote cartonado de 415 gramas. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que os lotes em questão, importados da França, estão sendo recolhidos em nível global, devido à presença da substância 2-cloroetanol no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir sabor baunilha.

“Não há restrições de comercialização e uso dos demais sabores de sorvetes Häagen-Dazs”, destacou o órgão sanitário.  

Por meio de nota, a empresa confirmou que foi identificado, no aroma natural de baunilha, a presença de traços de 2-cloroetanol, que pode estar associado ao óxido de etileno, substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer) e mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas).

“Pelas informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade do 2-CE, substância decorrente da degradação do ETO e que foi detectada nesses lotes específicos de sorvete”, reforçou a Anvisa.

Consumidor

A orientação da agência ao consumidor que tenha adquirido o sorvete de baunilha com as datas de validade citadas é não consumir o produto.

“Guarde a embalagem e entre em contato com a empresa General Mills, por meio do telefone 0800 031 0707 ou do endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para esclarecimentos, troca ou reembolso.”

A General Mills reforçou que todos os demais sabores e apresentações dos produtos Häagen-Dazs não foram afetados pelo recolhimento e podem ser consumidos normalmente.

Veja também: