sáb. abr 20th, 2024

VÍDEO: Avião ‘baleia’ Beluga pousa em Viracopos em 1ª viagem à América Latina

By Clayton jul25,2022

Aeronave chegou a Campinas (SP) por volta das 13h50, após decolar de Fortaleza (CE), onde aterrissou no domingo (24). Airbus estava carregado com um helicóptero de luxo; Vídeo avião Beluga pousa em SP

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião “baleia”, aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h50 desta segunda-feira (25). O pouso ocorreu 40 minutos antes do horário mais recente previsto pela concessionária administradora do terminal.

Aproximadamente 150 fotógrafos admiradores de aviação foram cadastrados para acompanhar a chegada da aeronave ao aeroporto e três ônibus foram usados na operação. De acordo com a concessionária administradora do terminal, o Beluga estava carregado com um helicóptero de luxo, mas informações sobre valor e destinatário não foram confirmadas até a publicação.

O diretor de operações em Viracopos, Marcelo Mota, explicou que a operação começou a ser planejada há quase quatro meses e mobilizou aproximadamente 250 pessoas, incluindo integrantes das polícias Militar e Federal, Receita Federal, Emdec, além de funcionários da concessionária administradora do terminal. Não houve reflexos nas operações de voos no aeroporto.



A expectativa é de que o Beluga deixe Viracopos às 19h desta terça-feira e retornar para a França.

Aeronave ‘Beluga’ pousa no Aeroporto de Viracopos, em Campinas — Foto: Osvaldo Furiatto

Em sua primeira viagem à América Latina, a aeronave chegou ao Brasil na tarde de domingo (24) e pousou em Fortaleza (CE). O cargueiro pernoitou no Ceará e decolou com destino à cidade paulista às 11h30, informou a concessionária Aeroportos Brasil, administradora do terminal em Campinas.

Inicialmente, estava programado o avião chegar à capital cearense no sábado e, à cidade paulista, no domingo. No entanto, uma tempestade em Dacar, no Senegal, impediu a aeronave de decolar, o que atrasou toda a programação.

Fotógrafos acompanham chegada da aeronave Beluga, em Viracopos — Foto: Reprodução/EPTV
Fotógrafos acompanham chegada da aeronave Beluga, em Viracopos — Foto: Reprodução/EPTV

‘Operação Beluga’

O modelo diferenciado chamou a atenção e atraiu admiradores em Fortaleza no domingo. Pensando nisso, as polícias Federal e Militar Rodoviária e a Prefeitura de Campinas montaram um esquema especial para evitar acidentes em Viracopos. Entre as ações está o monitoramento para evitar que motoristas parem na Rodovia Santos Dumont (SP-075) para ver o avião.

Detalhes da aeronave

A aeronave é conhecida pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca.

Conforme o site da Airbus, o avião tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. O cargueiro tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

Avião ‘baleia’ beluga chega ao Brasil pela primeira vez. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Fonte; G1

Veja também: