sex. mar 29th, 2024

Vídeo mostra ataque a tiros que matou o ex-vereador Jerominho

By Clayton ago 4, 2022

Três homens desceram de carro para executar um dos fundadores da milícia ‘Liga da Justiça’. Cunhado dele também foi baleado no ataque e está hospitalizado.

Um vídeo obtido pela TV Globo mostra o ataque a tiros que matou o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, fundador da Liga da Justiça, uma das principais milícias do Rio

Ele foi baleado na Estrada Guandu do Sapé, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (4). O cunhado dele também foi ferido e está internado no Hospital Rocha Faria, com quadro estável.

Nas imagens (veja acima) dá para ver quando três homens chegam em um carro branco, saem do veículo e atiram nos dois, que saíam de outro carro já estacionado. Vários disparos foram feitos, com armas que parecem fuzis.

Jerominho foi atingido na perna e no abdômen e levado para o Hospital Oeste D’Or, onde morreu. O cunhado está internado no Hospital Rocha Faria.

Homens atiram contra Jerominho e cunhado  — Foto: Reprodução
Homens atiram contra Jerominho e cunhado — Foto: Reprodução

Cápsulas fotografadas no local do atendado do ex-vereador Jerominho — Foto: Reprodução
Cápsulas fotografadas no local do atendado do ex-vereador Jerominho — Foto: Reprodução

Quem é Jerominho

 

Jerominho é apontado como um dos fundadores de uma milícia que atua na Zona Oeste da capital.

Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, foi vereador do Rio de Janeiro, pelo PMDB, por dois mandatos, entre 2000 e 2008. Em 2004, foi eleito com 33.373 votos, e em 2000, com 20.560.

Contudo, um ano antes de terminar seu segundo mandato na Câmara Municipal do Rio, ele foi preso e permaneceu em penitenciárias federais por 11 anos.

Em 1998, ele tentou uma vaga de deputado estadual, mas com 18.152 votos não conseguiu ser eleito. Ele concorreu pelo PSC.

O ex-parlamentar foi um dos 227 indiciados na CPI das Milícias, que chegou ao fim na Alerj em 2008 e foi um marco contra o crime organizado no Rio.

Ao lado do irmão, o ex-deputado Natalino Guimarães, Jerominho é apontado como um dos criadores da milícia Liga da Justiça, que atua em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Na década de 70, os dois eram policiais civis.

Jerominho foi solto em 2018, após ser absolvido pelo último processo que respondia na época, em que era acusado de tentar matar um motorista de van em junho de 2005.

No final de 2020, a Polícia Federal fez uma operação que teve a família Jerominho como alvo. A investigação descobriu que a família queria ocupar postos no Executivo e no Legislativo para retomar o poder na Zona Oeste.

No fim de janeiro de 2022, o ex-vereador voltou a ser preso por extorsão a mão armada contra motoristas de vans, um crime cometido em 2005. Menos de uma semana depois, ele foi solto.

Dias antes da prisão, o ex-vereador anunciou em uma rede social que pretendia se candidatar a deputado federal pelo Patriota.

Foto de Arquivo: Jerominho chegou a lançar pré-candidatura a deputado federal — Foto: Reprodução
Foto de Arquivo: Jerominho chegou a lançar pré-candidatura a deputado federal — Foto: Reprodução

Veja também: