ter. abr 30th, 2024

Veja qual look ‘vestido’ a primeira dama Janja da Silva vai usar na posse

By Clayton jan1,2023

Janja escolheu um conjunto de seda para comparecer à posse de Lula na tarde deste domingo (1º de janeiro), em Brasília. O look é assinado por Helô Rocha em colaboração com bordadeiras de Timbaúb e tingimento natural.

Janja elege look de Helô Rocha para posse de Lula. — Foto: Ricardo Stuckert

O conjunto é composto por um blazer basco na altura da cintura e uma cauda leve, usado com colete e calças corset de cintura alta. Todas as peças foram confeccionadas em crepe de seda vintage tingido naturalmente com caju e ruibarbo e bordado com palha brasileira. Janja também optou pelo brinco Pitanga de Flavia Madeira. Jake Falchi estava no comando da beleza.

A primeira-dama decidiu trocar de roupa duas vezes durante a cerimônia. Além de fazer panquecas, ela escolheu a segunda vista para receber os chefes de estado no Palácio do Itamaraty. Para a ocasião, brincos Flavia Madeira em prata banhada a ouro, lápis-lazúli, ágata verde, cristal de rocha fosco, jade vermelho, citrino e topázio incolor.

Janja elege look de Helô Rocha em parceria com as bordadeiras de Timbaúba e com tingimento natural para posse de Lula — Foto: Divulgação

Ela também vestiu uma terceira opção para participar do Festival do Futuro, onde dezenas de artistas se apresentaram em um palco construído ao lado do Congresso Nacional.

Janja elege look de Helô Rocha em parceria com as bordadeiras de Timbaúba e com tingimento natural para posse de Lula — Foto: Ricardo Stuckert

Janja e a moda nacional

Com o casamento com Lula no ano passado, a primeira-dama deu o primeiro sinal de apoio à moda brasileira ao escolher um vestido desenhado por Helô Rocha, com bordados feitos pelas mulheres de Timbaúba dos Batistas, no Seridó do Rio Grande do Sul. O estilista também foi escolhido pela aparência da pose. “Eu queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para estilistas, para cooperativas e para as mulheres brasileiras”, disse Janja em entrevista à Vogue.

No Fantástico, logo após a eleição, ele vestiu uma camisa branca de seda brasileira com estampas vermelhas que remetem à cor do tingimento da madeira brasileira, desenhada pelo estilista Airon Martin da Misci. A camisa esgotou após o show. “Resolvi usar porque carregava um simbolismo tanto da história de vida da estilista quanto da cultura popular, da produção da seda nacional que se usa na França e a gente nem sabe.” Janja também usou paletó e saia da grife na diplomação do presidente no dia 12 de dezembro, em Brasília.

No réveillon, Janja também usou um vestido de seda terracota da Ana de Jour, que valoriza a moda sustentável.

“01.01.2023. Um dia que vai ficar na história do Brasil será especial também por outro motivo. Orgulho e honra de vestir mais uma mulher forte e inspiradora em um momento tão especial da minha vida. @janjalula com o vestido Bela , escreveu Ana em seu perfil no Instagram.

Além de dominar o trabalho de Helô Rocha, a socióloga tem no guarda-roupa peças da paulista Neriage, da sócia Rafaella Caniello e de Laura Cerqueira Leite. Quando deu as boas-vindas ao Presidente de Portugal, em novembro, Janja vestiu uma camisa de formatura.

“A moda não é apenas um aspecto muito importante da cultura brasileira, é o motor da economia”, disse ela em entrevista exclusiva à Vogue Brasil.

“Estou aprendendo mais sobre esse assunto. Conversei com estilistas, aprendi muito. Quero levar estilistas brasileiros aonde quer que eu vá. Mostre ao mundo, abra portas de negócios e oportunidades. Se eu puder contribuir, eu o farei”, continuou.

A consultoria de moda de Janji foi feita pela amiga Alessandra Gaspar Costa, vizinha do bairro do casal petista em São Paulo e esposa do advogado Marco Aurélia de Carvalho próximo a Lula.

Dados técnicos da visão de Janja sobre a posse de Lula

– Idealizado e dirigido por Helô Rocha e Camila Pedroza @helorocha @camilapedroza

– Design (modelagem e costura): Edson Honda @hondaedson

– Tecido: Crepe de Seda (vintage – reaproveitamento)

– Coloração natural de caju e ruibarbo: Tati Polo @polo.tati

– Bordado com canudos

– Palha de Junco – Bordadeiras de Timbaúba RN – Artesãs: Patinha Dantas, Acileide, Aline, Kena e Daliane @timbaubadosbordados

– Peças em Capim Dourado: ADA, Artesã: Eliene Bispo – Dianópolis TO @capimdouradoada

– Peças em Grama Colonhão – Nova Gama GO, Artesão: João Gomes @juaodefibra

– Bordado (Finalização e Acabamento): Lucas Bispo @atelierbipo

– Logística: Cleiton Mesquita @cleiton_mesquita1

– Apoio: Rede Artesol @artesol_oficial