dom. abr 21st, 2024

Temporal alaga São Paulo, deixa carros submersos e paralisa linhas de trem e metrô

By Clayton fev7,2023

Chuva forte atingiu todas as regiões da capital; rodízio é suspenso na tarde desta terça-feira (7)

Uma forte chuva atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira (7) e deixou pelo menos 39 pontos de alagamento na cidade por volta das 16h, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura).

Todas as regiões da capital estão em estado de atenção desde as 13h e apenas Itaquera, na zona leste, enfrenta o estado de alerta (nível máximo), pelo transbordamento do rio Verde, na rua Cunha Porã, desde as 14h. Devido ao volume da enxurrada, vários carros ficaram submersos no local.

Mulher sobe no teto do carro para fugir da enchente em frente ao estádio do Morumbi, devido ao temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (7 Mulher sobe no teto do carro para fugir da enchente em frente ao estádio do Morumbi, devido ao temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (7
Mulher sobe no teto do carro para fugir da enchente em frente ao estádio do Morumbi, devido ao temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (7) – Reprodução Instagram

As regiões mais atingidas nesse horário foram centro e zona leste. Na região central, havia sete pontos de alagamentos, sendo três deles intransitáveis.



Já na zona leste, o CGE computava nove pontos de alagamentos intransitáveis (cinco apenas na Mooca) e quatro pontos transitáveis.

Os bairros das regiões próximas do centro também sofreram, como o Ipiranga, com dois trechos intransitáveis, Butantã, com três vias fechadas pelas águas, Lapa e Vila Prudente, com um ponto de alagamento transitável. Com a movimentação das nuvens, a região sul e oeste também receberam grande volume de chuvas, o que acabou alagando até a área social do estádio do Morumbi e as ruas do entorno.

Às 16h16, o Corpo de Bombeiros informou ter recebido 10 chamados para quedas de árvores e 90 para enchentes, principalmente, nos bairros de São Miguel, Carrão, Cidade Ademar, Belém e Ipiranga. Não havia informações de vítimas.

CET fecha passagem em frente ao terminal Bandeira, no Centro, devido a um alagamento CET fecha passagem em frente ao terminal Bandeira, no Centro, devido a um alagamento
CET fecha passagem em frente ao terminal Bandeira, no Centro, devido a um alagamento – Roberto Casimiro/Fotoarena/Folhapress

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, devido a pontos de alagamentos na via, os trens da linha 7-Rubi não estão circulando entre as estações Francisco Morato e Botujuru, e, da linha 11-Coral, estão com intervalos maiores entre as estações Luz e Guaianases.

Já os trens da linha 9-Esmeralda estão circulando por via única entre as estações Jurubatuba e Autódromo, devido à queda de uma árvore na linha, o que provoca grande lentidão e deixa as estações lotadas.

A concessionária ViaQuatro também comunicou que o trecho da linha 4-Amarela, do metrô, não circula entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi. Assim, os ônibus do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados.

Devido ao temporal, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego, informou que o rodízio municipal de veículos (carros com placas de final 3 e 4) está suspenso para o período da tarde desta terça-feira (7).

Veja também: