qua. abr 17th, 2024

CGU diz que Bolsonaro foi vacinado com dose única da Janssen

By Clayton fev18,2023

Ex-presidente Jair Bolsonaro que criticava vacinação recebeu imunizante em julho de 2021

Bolsonaro foi vacinado com dose única da Janssen

O sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro foi quebrado e divulgado nesta quinta-feira (18), revelando que o político recebeu a dose única da vacina Janssen contra a Covid-19 em 19 de julho de 2021. A revelação surpreendeu muitos, já que Bolsonaro era conhecido por fazer discursos contrários à vacinação e apoiar medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina.

A aplicação da vacina Janssen em Bolsonaro ocorreu durante uma viagem aos Estados Unidos, onde o político participou de eventos políticos e visitou o ex-presidente americano Donald Trump. Na época, Bolsonaro disse que a vacinação seria uma “decisão pessoal” e que não iria “obrigar ninguém” a se vacinar.

Durante a pandemia, Bolsonaro se envolveu em diversas polêmicas relacionadas à Covid-19. O ex-presidente minimizou a gravidade da doença, chegou a questionar a eficácia das vacinas e defendeu o uso de medicamentos sem eficácia comprovada. As atitudes do político geraram críticas de especialistas em saúde pública e de outros líderes políticos.



A quebra do sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro gerou reações nas redes sociais e na imprensa. Muitos questionaram a postura do ex-presidente em relação à vacinação e criticaram a falta de transparência em relação à sua própria vacinação. A revelação também pode gerar impacto na opinião pública e na política brasileira, especialmente no contexto da pandemia e das eleições presidenciais de 2022.

 

Veja também: