seg. abr 15th, 2024

Trens da Linha 10-Turquesa são afetados por forte chuva e alagamento na Grande São Paulo

By Clayton fev18,2023

A circulação de trens entre as estações São Caetano do Sul e Santo André foi interrompida durante a tarde deste sábado devido às fortes chuvas que atingiram a região, causando alagamentos e transtornos para os passageiros.

Córrego Mandaqui neste sábado (18) — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde deste sábado (18) colocou as áreas monitoradas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGESP) em estado de atenção ou de alerta. A cidade chegou a ter 19 pontos de alagamento, mas às 15h35, não havia mais nenhuma região em estado de atenção ou de alerta. Porém, às 16h30, a prefeitura registrava 8 pontos de alagamento, sendo 7 intransitáveis. O CGE também informou a ocorrência de extravasamento de vários córregos da cidade, incluindo o Córrego Mandaqui, Córrego Mooca, Córrego Água Espraiada e Córrego Zavuvus.

Transporte público

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a circulação foi retomada na Linha 10-Turquesa às 13h45 deste sábado após o trecho entre Santo André e São Caetano, na Grande São Paulo, ter registrado alagamentos e interrupção da circulação. O sistema Paese de ônibus foi acionado durante a suspensão temporária do serviço.

Previsão

As áreas de instabilidade que provocaram chuva forte na capital paulista neste sábado perderam força, mas a previsão é de que o tempo permaneça instável, com possibilidade de novas chuvas de moderadas a fortes. O domingo de carnaval também deverá ser chuvoso, e a expectativa é de elevados volumes de chuva, o que poderá causar alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas. Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar entre a madrugada e o início da tarde. Na segunda-feira (20), o sol volta a aparecer entre nuvens pela manhã e primeiras horas da tarde. Com isso, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre o meio da tarde e o início da noite.



Prevenção

O CGE indica as seguintes medidas para amenizar os efeitos dos alagamentos: evitar transitar em ruas alagadas; se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas; ficar em lugar seguro e, se necessário, pedir ajuda; manter-se longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores; planejar as viagens para evitar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas; em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou acessar o site da CET para obter informações sobre o trânsito nas principais vias.

Veja também: