Ciclone: PRF resgata mulher e bebê do telhado de casa submersa em Roca Sales, RS

Residência praticamente inundada devido ao ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

PRF resgata mulher e bebê do telhado de casa, no RS — Foto: Divulgação/PRF-RS

A manhã desta terça-feira testemunhou um dramático resgate no município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, onde uma mulher e um bebê foram retirados do telhado de uma casa quase completamente submersa. Essa situação de emergência é resultado dos estragos causados pela passagem de um ciclone extratropical na região, que levou a prefeitura local a orientar os moradores a se refugiarem nos telhados de suas casas.

A operação de resgate foi conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com uma equipe habilidosa em manobras de rapel. As imagens registradas em vídeo mostram um agente, amarrado a uma corda, sendo içado para o helicóptero enquanto segurava o bebê nos braços. A mesma ação foi repetida para resgatar a mulher, e um segundo vídeo mostra o policial, ainda pendurado pela corda, deixando a criança em um local seguro.

Outras ações semelhantes foram realizadas nos municípios vizinhos de Muçum e Encantado, onde inúmeras pessoas se viram forçadas a buscar abrigo nos telhados de suas casas para escapar da enchente, como informado pela PRF.

Moradores de Roca Sales são orientados a buscar refúgio nos telhados

Na madrugada da terça-feira, a prefeitura de Roca Sales emitiu um comunicado urgente, solicitando que os moradores subissem nos telhados de suas residências em busca de segurança. Isso se deve à formação de outro ciclone extratropical na região litoral sul, o qual tem causado chuvas intensas desde o fim de semana no estado do Rio Grande do Sul. Infelizmente, já foram confirmadas quatro mortes relacionadas ao desastre. Em Santa Catarina, um homem perdeu a vida após seu veículo ser atingido por uma árvore.

O comunicado oficial publicado nas redes sociais da prefeitura reforçou a necessidade de abrigo imediato nos telhados, mencionando que a assistência profissional do estado só estaria disponível nas primeiras horas da manhã.

Em Roca Sales, a prefeitura informou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não conseguem ajudar a todos que precisam — Foto: Reprodução Instagram

Bombeiros e Defesa Civil sobrecarregados com alta demanda

De acordo com a prefeitura de Roca Sales, os bombeiros e a Defesa Civil encontram-se sobrecarregados pela elevada demanda de moradores que necessitam de ajuda urgente. No momento, não existem informações disponíveis sobre a quantidade de desalojados ou desabrigados, deixando a dimensão exata do desastre ainda incerta.

Ciclone se desloca, afetando outras regiões do Brasil

O ciclone extratropical, responsável pela perda de pelo menos quatro vidas, começa a deixar a região Sul do Brasil, transportando consigo chuvas, rajadas de vento e trovoadas em direção ao Sudeste e Centro-Oeste do país nesta terça-feira. Na manhã de terça-feira, São Paulo já experimenta chuvas generalizadas em grande parte do estado, conforme informado pela meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esse ciclone ainda causa efeitos significativos no nordeste do Rio Grande do Sul, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas. Chuvas também continuam afetando quase todo o território dos estados de Santa Catarina e Paraná. O desenvolvimento de uma frente fria na esteira do ciclone mantém as temperaturas baixas no Sul do país, com a possibilidade de geada nas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul.

Conforme a meteorologista, as chuvas devem persistir no Sul do Brasil ao longo da semana, exigindo atenção contínua e cuidados por parte da população afetada.

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

Google Search Nitro News Brasil