Share

Avanço de frente fria provoca chuva no RS nesta sexta-feira (08/09)

Sala de Situação mantém o alerta meteorológico com instabilidade no Estado

O Rio Grande do Sul está sob a influência de uma frente fria que avança, intensificando a instabilidade em diversas regiões do estado. Nesta quinta-feira (07), a ameaça de tempo severo e queda de granizo paira sobre áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste gaúcho. Os volumes pluviométricos previstos variam entre 50mm e 75mm por dia, podendo atingir picos de 120mm diários no Sul e na Campanha. Na sexta-feira, as maiores acumulações de chuva estão previstas nas áreas Litoral, Centro, Norte e na Região Metropolitana.

Com as chuvas recentes, os rios Taquari, Jacuí, Caí e Sinos estão apresentando níveis acima da cota de inundação, levando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) a manter o alerta meteorológico para chuvas intensas em grande parte do estado nesta quinta-feira. Uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o transporte de umidade vindo da Amazônia, está favorecendo a instabilidade na metade Sul, desencadeando o avanço da frente fria pela fronteira com o Uruguai.

A inclemente frente fria, acompanhada de condições meteorológicas adversas, permanecerá sobre o estado na sexta-feira (08), trazendo consigo chuvas intensas e o risco iminente de temporais nas regiões Norte, Nordeste, Vale e Leste. As precipitações acumuladas nessas áreas variarão de 40mm a 60mm por dia, com a possibilidade de atingir 75mm diários no Sul e em parte da Campanha, assim como na região dos Vales.

De acordo com a meteorologista Alana Gabriele Araújo, da Climatempo, a sexta-feira trará uma mudança significativa na situação meteorológica, à medida que a baixa pressão localizada no oceano ganhará intensidade, tornando-se um ciclone extratropical. No entanto, é importante destacar que esse ciclone não se deslocará em direção a nenhum município do Rio Grande do Sul, mas sim em direção ao oceano. A chuva esperada será causada pela frente fria associada a esse sistema meteorológico.

Além das preocupações com as chuvas intensas, é fundamental acompanhar as condições de temperatura em diversas localidades do estado. Para esta sexta-feira, os municípios com as temperaturas máximas mais elevadas incluem Novo Tiradentes, Norte (28°C), Vicente Dutra, Norte (26°C), Tunas, Vale do Rio Pardo (26°C), Salto do Jacuí, Norte (26°C), Relvado, Vale do Taquari (26°C), Nova Candelária, Norte (26°C), Jacuizinho, Noroeste (26°C), Victor Graeff, Norte (25°C), Selbach, Noroeste (25°C), e Salvador do Sul, Vale do Taquari (25°C).

Por outro lado, os municípios com as temperaturas mínimas mais baixas previstas para esta sexta-feira são Pedras Altas, Sul (7°C), Pinheiro Machado, Campanha (8°C), Caçapava do Sul, Campanha (9°C), Canguçu, Sul (9°C), São José dos Ausentes, Campos de Cima da Serra (9°C), Arroio Grande, Sul (10°C), Arroio do Padre, Sul (10°C), Capão do Leão, Sul (10°C), Chuí, Sul (10°C) e Morro Redondo, Sul (10°C).

Diante do cenário meteorológico complexo, é aconselhável que os residentes do Rio Grande do Sul permaneçam atentos às atualizações dos órgãos meteorológicos e tomem as medidas necessárias para garantir a segurança durante as condições adversas que se aproximam.

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

Google Search Nitro News Brasil