qui. mar 28th, 2024

O terror das estrias! Drama é a principal preocupação de 70% das mulheres jovens e 40% dos homens jovens

By Thiago Michelasi maio 9, 2022

O drama das estrias tem surgido mais cedo no desenvolvimento físico da pessoa e tem se tornado uma grande preocupação entre os mais jovens. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD afirma que mais da metade das mulheres mais jovens se preocupam com o aparecimento das estrias muito mais cedo em sua faixa etária. Homens, segundo a pesquisa, também tem notificado o drama ainda na juventude.

Por mais que seja algo que assusta muitos de nós, as estrias são passíveis de convivência e na maioria dos casos, elas têm tratamento. A Dra. Barbara Aguiar, precursora do Método que auxilia muito no tratamento alerta que, por mais que nessa faixa etária o problema esteja ligado a indícios hormonais, nem tudo está perdido. Há o que se fazer para prevenir ou, pelo menos, diminuir seus indícios.

Cuidados preventivos

Conhecidas como lesões na pele, as estrias não indicam nenhum problema médico urgente e preocupante. Contudo, elas tornam-se traumas profundas para o cuidado e a saúde estéticas. Quando elas surgem muito cedo na vida dos mais jovens, a Dra. Barbara nos conta que “infelizmente, nessa fase da vida, não há muito o que fazer, pois, as estrias estão completamente ligadas com os hormônios, que estão em alta nesse período”. Portanto, primeiramente, é uma condição hormonal, que não é classificado como um problema de saúde, propriamente dito.

Mas, calma! Nem tudo está perdido! Não são apenas causadas por liberação hormonal. Há outros fatores que podem ajudar a evitar essas terríveis listrinhas pela pele. Acompanhe as dicas da Dra. Barbara:

O adolescente/jovem, pode realizar alguns esforços para evitas as estrias, como:

– Evitar banhos quentes: a água muito quente resseca a pele o que compromete a sua elasticidade;

– Cuidado com o peso: infelizmente o índice de obesidade na adolescência é preocupante. Portanto, evite ganhar peso muito rapidamente. O ganho de peso pode provocar estrias no abdômen e quadril;

– Atividade física: por mais que essa seja uma dica saudável, pois evita o sedentarismo, cuidado com o ganho de massa muscular; elas também provocam a elasticidade da pele. Faça atividade física, mas cuide para não cair no exagero;

– Hidratação da pele: beba, sempre muita água.

– Alimentação saudável: uma boa alimentação equilibrada e com proteínas ajuda a fortalecer e a preservar a saúde de sua pele.

Pele bem cuidada e vida saudável

Dra. Barbara Aguiar e seu Método traz o benefício do tratamento seguro e transparente contra as estrias. O Método vem crescendo desde 2013 e se tornou uma referência em tratamento para estrias pelos seus resultados tão satisfatórios em estrias brancas e vermelhas, antigas e recentes, superficiais e profundas”, afirma. Ainda complementa que não é só para as estrias que precisamos olhar, mas para a autoestima e a qualidade de vida do paciente, também: “são anos de muito trabalho e dedicação para devolver a auto estima de tantas pessoas. O trabalho se destaca pela transparência com cada paciente, cada estria é tratada como única. Infelizmente há restrições sim, temos as contra indicações. Algumas delas são: doenças auto imune, diabetes não controlada, problemas de circulação, câncer”.

Não há melhor tratamento que a prevenção, o cuidado com a alimentação e a qualidade de vida. Fazer a prevenção é o importante, mas mesmo prevenindo elas podem aparecer”.

Veja também: