Pré-Olímpico: Classificado à etapa final, Brasil enfrenta Venezuela

Rivais também podem avançar se vencerem duelo às 20h desta quinta

Já assegurada na fase final do Torneio Pré-Olímpico de Futebol, a seleção brasileira masculina encara a Venezuela, dona da casa, em seu último jogo da fase de grupos. Líderes do Grupo A com nove pontos, os brasileiros enfrentam os venezuelanos, que possuem cinco pontos e buscam a vitória a qualquer custo para ultrapassar o vice-líder Equador (sete pontos) e conquistar a almejada vaga na etapa final da competição. O confronto está agendado para as 20h (horário de Brasília) no estádio Brígido Iriarte, na capital Caracas.

A seleção brasileira, invicta no torneio, carimbou sua classificação na última segunda-feira (29), ao vencer de virada o Equador por 2 a 1, com gols de Patrik Mercado e Gabriel Pirani.

Para o jogo desta quinta-feira (1º), o técnico Ramon Menezes enfrentará o desfalque do zagueiro Arthur Chaves, suspenso por ter levado o segundo cartão amarelo.

O treinador assegura que a equipe entrará em campo com força total, destacando a responsabilidade de representar a seleção brasileira.

“Pode ter certeza que vamos colocar um time muito forte [em campo], pois ao vestir a camisa da seleção brasileira, a gente tem uma responsabilidade muito grande de vencer os jogos e de fazer o nosso melhor sempre”, garantiu Ramon Menezes, técnico da seleção em depoimento ao site da CBF.

Na outra chave, os classificados foram definidos na terça-feira (30). A Argentina consolidou sua liderança no Grupo B ao aplicar uma goleada de 5 a 0 no Chile, alcançando sete pontos, o mesmo total do Paraguai, segundo colocado devido ao saldo de gols. Uruguai, Chile e Peru, com três pontos cada, já estão sem chances de avançar. Argentinos e paraguaios disputarão a última rodada da fase de grupos na sexta-feira (2).

Quadrangular final

A fase decisiva do Pré-Olímpico terá início na próxima segunda-feira (5), com o Brasil, líder do Grupo A, enfrentando o segundo colocado do Grupo B. Em seguida, a seleção terá o desafio contra o Equador ou a Venezuela (segundo colocado do Grupo A). O último confronto está programado para 11 de fevereiro, contra o primeiro colocado do Grupo B. As seleções que avançarem garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, com início em julho deste ano. O Brasil busca o tricampeonato olímpico, enquanto a Argentina almeja seu terceiro título, após vitórias em Atenas 2004 e Pequim 2008.