qui. mar 28th, 2024

É hora de cuidar dos pés

By Aldair dos Santos jul 28, 2022

Cuidar dos pés é cuidar da saúde! Os pés são uma parte importante para nosso corpo, ele que nos leva de A até B, mas às vezes exageramos e acabamos machucando eles. Mesmo machucados não ligamos muito até que a dor esteja insuportável (o que é muito ruim). Nesse momento o desespero bate e você não sabe o que fazer. 

Mas calma! Sempre há uma luz no final do túnel. Nesse artigo iremos te ajudar a cuidar melhor da saúde dos seus pés. Então, após a leitura do artigo, não deixe de colocar em prática nossas melhores dicas!

Por que cuidar dos pés?

Com quase 7.200 terminações nervosas, nossos pés estão conectados a todos os nossos órgãos. Merecem melhores cuidados! Cuidar dos pés também significa preservar nossa capacidade de andar, pois, qualquer dor que apareça nessa área pode rapidamente se tornar muito debilitante. Ao cuidar melhor dos nossos pés, também podemos prevenir possíveis doenças nos pés, infecções, deformidades e outras unhas encravadas.

Veja como cuidar dos pés em 7 pontos.

1. Eu adoto uma boa higiene

Para ter pés bonitos e saudáveis, você deve lavá-los com cuidado.Uma boa higiene dos pés requer uma lavagem suave, com ênfase entre os dedos, seguida de uma secagem cuidadosa. Uma boa secagem ajuda a evitar o risco de infecções fúngicas dos pés. E não se esqueça de trocar as meias todos os dias ou após cada período de transpiração.

2. Eu uso sapatos apropriados

Nossos pés, quase sempre os prendemos em sapatos, então é melhor que sejam adaptados.Isso exige que os sapatos femininos ou masculinos, respeitem a anatomia do pé, proporcionando um bom suporte. Por outro lado, evite sapatos de plástico fechados como botas femininas, saltos altos, mas também muito planos. Preste atenção às costuras internas ou costuras salientes, que podem causar lesões como calos, bolhas, hiperqueratose, etc.

 3. Presto atenção à transpiração

Se os pés suarem nos sapatos, é provável que eles amoleçam, o que promoverá infecções. Para limitar a transpiração dos pés, recomendamos a escolha de sapatos suficientemente ventilados, não de plástico, e o uso de meias (a serem trocadas após cada período de transpiração).

4. Eu dou banho e esfrego

De vez em quando, relaxe com um banho de pés. Adicione sal marinho ou bicarbonato de sódio e deixe de molho por 10 a 15 minutos. O bicarbonato de sódio também é muito eficaz no tratamento de micose ou pé de atleta. Você também pode adicionar óleos essenciais para um efeito purificador, ou um pouco de água-oxigenada, ou suco de limão para unhas mais brancas.

Após o banho, a pele fica mais macia e macia: é hora de esfoliar. Aplique com os dedos na parte inferior do pé e faça movimentos circulares, insistindo no calcanhar. Enxágue e depois seque bem. A esfoliação livrará a epiderme de suas células mortas.

 5. hidrate bem seus pés

A hidratação desempenha um papel fundamental na beleza e boa saúde dos pés. Existem tratamentos específicos para os pés para isso: muito nutritivos, suavizam e protegem a pele. Para ser aplicado nos pés limpos, com a polpa dos dedos, em massagens leves. Você também pode optar por algo mais natural, como manteiga de karité. 

Para ser eficaz, a hidratação deve ser regular, verão e inverno!  A aplicação do hidratante é a oportunidade perfeita para fazer uma boa massagem relaxante nos pés, que estimulará a circulação sanguínea.

6. Também penso nas unhas

A saúde dos seus pés também depende das suas unhas. Os podólogos recomendam cortá-los com um alicate em vez de um cortador de unhas. Ao cartar a unha o corte deve ser reto e tomando sempre o cuidado para que não fique muito curto para reduzir o risco de unhas encravadas. Você tem que manter um milímetro de borda livre.

Se você usar verniz, nunca se esqueça de aplicar uma base, pois o verniz colore a unha e pode deixá-la amarelada. Deixe a unha respirar (sem verniz) com a maior frequência possível e use um solvente sem acetona, que é menos agressivo.

Veja também: