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13 alimentos ricos em vitamina B

Se você quer saber quais são os alimentos ricos em vitamina B, o nosso conteúdo pode te ajudar. Para isso, separamos 13 alimentos ricos em vitamina B para te ajudar a entender melhor quais são esses alimentos.

Porém, como as vitaminas do complexo B são divididas entre: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, vamos explicar também em quais alimentos você encontra cada uma delas. Dessa forma, você pode colocar alimentos variados na sua dieta e aproveitar todos os benefícios das vitaminas do complexo B.

Quer saber quais são os 13 alimentos ricos em vitamina B e entender mais sobre cada uma das vitaminas do complexo B? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.

Alimentos ricos em vitamina B

Os alimentos ricos em vitamina B, ou seja, que contém mais de uma vitamina do complexo B são:

  • Bife de carne
  • Fígado
  • Salmão
  • Atum
  • Peito de Peru
  • Ovos
  • Banana
  • Batata
  • Abacate
  • Feijão
  • Espinafre
  • Amêndoas
  • Leite

Por isso, ter uma dieta variada garante que você tenha acesso a todas as vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B12, apenas por meio da alimentação. Agora que você já sabe quais são os alimentos ricos nas vitaminas do complexo B, que tal aprender em quais alimentos você pode encontrar cada uma das principais vitaminas do complexo?

Vitamina B1

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, é responsável por auxiliar o controle do metabolismo, ajudando no controle do gasto de energia pelo organismo. Ou seja, a vitamina B1 é responsável por ajudar a controlar o apetite, fazer a digestão do alimento e manter os nervos saudáveis.

Você pode encontrar a vitamina B1 em alimentos como: fígado de porco, vísceras, cereais e grãos integrais. 

Vitamina B2

A vitamina B2 ou riboflavina é parte fundamental na geração de energia por meio das vitaminas e açúcares que são obtidos através da alimentação. Ou seja, é uma vitamina essencial para o crescimento e para manter o corpo funcionando normalmente.

Os alimentos ricos em vitamina B2 são: leite e seus derivados, carnes em geral, vegetais de folhas verdes e cereais.

Vitamina B3

A vitamina B3 ou niacina, é responsável por transformar a gordura em energia, sendo auxiliar na queima de calorias. Além de auxiliar no metabolismo da gordura, a vitamina B3 também atua no metabolismo de carboidratos e aminoácidos.

Os alimentos ricos em vitamina B3 são: peixes, vísceras, carnes em geral e grãos. 

Vitamina B5

A vitamina B5, conhecida também como ácido pantotênico, atua na produção de hormônios e também na produção de anticorpos. Além disso, a vitamina B5 também é associada ao modo como o corpo reage ao estresse.

Você pode encontrar a vitamina B5 de forma natural em alimentos como: ovos, salmão, vísceras, fermento.

Vitamina B6

A vitamina B6 é também conhecida como piridoxina, sendo responsável pela produção de energia a partir de proteínas e carboidratos, além de ajudar na produção de anticorpos.

Além disso, a vitamina B6 é também essencial para o metabolismo e para o crescimento e desenvolvimento normal. Os alimentos ricos em vitamina B6 são: aveia e cereais em geral, carnes e vegetais.

Vitamina B7

A vitamina B7 ou biotina é responsável por auxiliar o metabolismo ativo, além de auxiliar no controle da glicemia no sangue. Por outro lado, a vitamina B7 também atua na hidratação e fortalecimento da pele, das unhas e dos cabelos, sendo um componente essencial para a saúde desses tecidos.

Os alimentos ricos em vitamina B7 são: fígado, cogumelos e frutos secos, carnes em geral e na maioria dos vegetais.

Vitamina B9

A vitamina B9, conhecida também como ácido fólico, estimula a produção das células sanguíneas, evitando anemias e aquela sensação de cansaço frequente. Além disso, a vitamina B9 é essencial para o desenvolvimento normal de fetos, uma vez que auxilia a síntese de DNA e RNA.

Os alimentos ricos em vitamina B9 são carne de boi, fígado, vegetais de folhas verdes, brócolis, grãos e fermento.

Vitamina B12

A vitamina B12 ou cobalamina, é responsável por auxiliar o metabolismo, a produção sanguínea e pela manutenção do sistema nervoso. Além disso, a vitamina B12 é uma vitamina essencial para o crescimento normal.

Os alimentos ricos em vitamina B12 são leites e derivados, carnes, ovos, fígado e vísceras em geral.

Agora você já sabe quais são os alimentos ricos em vitamina B e em quais alimentos você pode encontrar cada uma das vitaminas desse complexo tão importante de vitaminas. Por isso, basta colocar esses alimentos na sua dieta e ter uma vida muito mais saudável.

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