qui. mar 28th, 2024

Google demite engenheiro por dizer que inteligência artificial tinha consciência

By Clayton jul 24, 2022

Engenheiro Blake Lemoine disse ao jornal Washington Post que o sistema de IA da plataforma teria alcançado um nível de consciência após centenas de interações, mas a empresa nega

O Google disse nesta sexta-feira (22) que demitiu um engenheiro de software sênior que alegou que o chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa, LaMDA, tinha consciência própria.

O Google, que colocou o engenheiro de software Blake Lemoine de licença no mês passado, disse que ele violou as políticas da empresa e que considerou suas alegações sobre o LaMDA “totalmente infundadas“.

“É lamentável que, apesar do longo envolvimento neste tópico, Blake ainda tenha optado por violar persistentemente políticas claras de emprego e segurança de dados que incluem a necessidade de proteger as informações do produto”, disse um porta-voz do Google em um e-mail à Reuters.

No ano passado, o Google disse que o LaMDA – Language Model for Dialogue Applications – foi construído com base nas pesquisas da empresa, mostrando que modelos de linguagem baseados em transformadores treinados em diálogo podem aprender a falar essencialmente sobre qualquer coisa.

O Google e muitos cientistas importantes foram rápidos em descartar as opiniões de Lemoine como equivocadas, dizendo que o LaMDA é simplesmente um algoritmo complexo projetado para gerar uma linguagem humana convincente.

A demissão de Lemoine foi relatada pela primeira vez pela Big Technology, uma newsletter de tecnologia e sociedade.

Fonte: CNN Brasil

 

Veja também: