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Comércio online: novas tendências e soluções

O crescimento do comércio online tem se mostrado cada vez mais visível, afinal, foi uma área que passou a receber bastante atenção e possibilidades nos últimos anos. 

Certamente, seu impulsionamento se deu graças aos avanços tecnológicos, assim como pelas mudanças em como os usuários preferiam realizar suas compras.

A seguir, vamos explorar as novas tendências e soluções que estão definindo e poderão traçar o futuro do comércio online. Confira!

Comércio social e influência

A integração do comércio social e influência é uma das tendências que mais tem se destacado quando o assunto é comércio online.

Com o crescimento do mundo digital e sua relevância para os negócios, as redes sociais acabaram se tornando as principais plataformas para que empresas consigam alcançar o seu público-alvo online.

Através dos recursos que essas redes oferecem, como é o caso do TikTok e do Instagram, é possível promover produtos e serviços por meio dessas plataformas de uma maneira inovadora, única e que geram retornos positivos com milhares de usuários.

Essa é uma fase que tem sido bastante aproveitada pelas marcas, afinal, é uma boa oportunidade de gerar mais visibilidade e, consequentemente, ter um bom retorno financeiro com o aumento das vendas.

Muito disso é feito através de influenciadores, que são os profissionais responsáveis pela divulgação dessas marcas, principalmente por terem grande influência sobre muitos seguidores.

Trata-se de um processo colaborativo, onde a empresa contratará esse profissional para atrair visibilidade para o negócio e, em troca, o influenciador estará fazendo o seu nome e sua carreira com esses trabalhos.

Realidade aumentada na experiência do cliente

Uma tendência que também tem se destacado e a utilização da realidade aumentada na experiência do cliente

Através da realidade aumentada, é possível oferecer uma experiência de compra mais completa ao usuário, já que eles poderão visualizar seus produtos no próprio ambiente antes mesmo de realizar a compra.

Para a venda de móveis e tintas, por exemplo, é uma maneira de garantir que o produto irá se encaixar no estilo que o cliente deseja.

Já podemos ver grandes marcas realizando esse investimento na realidade aumentada, garantindo uma experiência do usuário mais completa e inovadora.

Além disso, com essa atualização, é possível evitar até mesmo a porcentagem de devoluções do produto, já que ele foi visualizado no ambiente antes da compra.

Personalização com análise de dados

A personalização já era algo comum para o comércio online, só que agora ela passa a ser alimentada pela análise de dados.

Através da coleta de dados que é feita pela marca, tanto do comportamento de seu cliente quanto do histórico de compra e preferências de navegação, é possível chegar a resultados significativos para implementação nos negócios.

Utilizando os algoritmos de aprendizado de máquina, é possível realizar a personalização de acordo com essas informações sobre o cliente e, com isso, oferecer sugestões baseadas no que ele prefere e precisa.

Por exemplo, pode ser oferecido um desconto especial em um produto que ele já estava procurando para comprar, sugerir a compra de produtos que se encaixem em suas preferências, etc.

Certamente, é uma tendência que poderá potencializar os resultados da empresa e ainda contar com clientes muito mais satisfeitos.

Crescimento do comércio móvel

Qual foi a última vez que você comprou algo pela internet? Para isso, você utilizou o seu celular? Muitas compras feitas através do comércio online foram feitas através de um dispositivo móvel, o que faz essencial ter uma estratégia bem pensada para esse público.

Se o seu site não possui a devida otimização para dispositivos móveis, é possível que esteja perdendo dinheiro e a chance de crescer no seu nicho de mercado.

Para realizar essa otimização, uma excelente opção é a VTEX IO. Trata-se de uma plataforma de comércio online que irá oferecer tudo que a sua empresa precisa para ter um site otimizado.

Sustentabilidade no comércio online

A sustentabilidade é um tema em alta em todas as áreas, principalmente por ser um ponto de preocupação e que precisa ser atendido para evitar problemas maiores. No comércio online isso não seria diferente.

Muitas empresas já adotam práticas sustentáveis no seu dia a dia, desde os primeiros passos das operações até a última etapa. Por exemplo, a embalagem que é utilizada para os produtos pode ser atualizada para uma opção mais sustentável.

Além disso, muitos já buscam por produtos que sejam sustentáveis, seguindo a regra do ecologicamente correto. Muitos até mesmo preferem pagar mais por esses produtos, para ter essa opção sustentável e natural.

Com isso, já podemos ver muitas empresas com foco neste nicho de mercado, inovando em suas embalagens, produtos e até mesmo hábitos na própria empresa.

Inovações logísticas para entrega

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a tendência da inovação logística para entrega, afinal, é um ponto de grande importância para o comércio online.

As vendas online nem sempre foram vistas como uma boa opção para os consumidores, mas nos últimos anos isso mudou e muito se dá pelo processo de entrega dos produtos. 

Hoje em dia, é possível fazer uma compra online e ter o seu produto em mãos no mesmo dia, o que torna muito melhor a experiência para o cliente.

Com uma entrega mais eficiente e de confiança, as chances do usuário preferir a compra online são muito maiores.

Já é realizado testes com veículos autônomos e até mesmo drones, responsáveis por inovar ainda mais nas entregas. Certamente, muito ainda está por vir com tantos avanços e inovações que surgem diariamente.

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