Share

Melhores carreiras tecnológicas para seguir

Você sabe quais são as carreiras tecnológicas melhores para se seguir atualmente? Em um mundo tão avançado e cheio de novas tecnologias, que é o que estamos vivenciando, as carreiras voltadas para a tecnologia acabam se destacando e gerando alta demanda, criando novas oportunidades de emprego e boas remunerações para os profissionais.

Visando esse destaque na área de tecnologia, e as possibilidades para atuar neste meio, vamos explorar algumas das melhores carreiras tecnológicas para seguir. Para isso, vamos abordar diversas informações sobre cada uma delas. Confira!

Arquitetura de software

A área de arquitetura de software possui um papel muito importante para o desenvolvimento de sistemas e aplicativos que sejam escaláveis e eficientes.

Os profissionais que atuam nessa área serão responsáveis pelo projeto de uma estrutura de software, além de determinar como os componentes se comunicam e interagem entre si.

Além disso, o arquiteto de software também se responsabiliza por garantir que o software seja seguro e fácil de utilizar.

Para atuar nessa carreira de arquitetura de software, e ter uma carreira de sucesso, é crucial buscar conhecimento mais aprofundado no assunto, além de conhecer bastante sobre linguagens de programação, infraestrutura de tecnologia, dentre outros conhecimentos que serão fundamentais para o dia a dia de trabalho.

A comunicação também será uma peça chave nessa área, por isso, saber se comunicar e ter habilidades nisso pode ser um diferencial interessante para as empresas.

Essa é uma carreira que tem uma boa perspectiva, principalmente pela forma como a tecnologia vem se destacando e se mostrando uma peça muito importante em diversas áreas.

Engenharia de Dados

A carreira de engenharia de dados também tem se mostrado bastante promissora, sendo uma das áreas mais importantes pelo mundo da tecnologia nos dias de hoje.

O profissional que atua como engenheiro de dados é responsável pelo processo de coleta, processamento e análise de grandes volumes de dados, que serão utilizados na tomada de decisão no meio empresarial.

Ele irá projetar sistemas para armazenamento de dados, além de criar os pipelines de ETL – que significa “Extração, Transformação e Carga” – e ainda garantir a integridade e a qualidade desses dados.

Para atuar nessa carreira que demanda tanto conhecimento e atenção, é preciso ter total domínio das ferramentas e tecnologias, como os bancos de dados NoSQL, Spark, linguagens de programação, dentre outros.

E não para por aí, afinal, esse profissional ainda precisa ser capaz de compreender os requisitos de negócios e, a partir desse entendimento, realizar a tradução em forma de soluções de dados.

Mais uma vez, é uma profissão em crescimento e sua demanda só cresce – sendo uma excelente oportunidade para começar bem na profissão e gerar uma boa renda.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Falando de carreiras tecnológicas que estão em alta, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a inteligência artificial e machine learning, afinal, ambas estão mudando e transformando aspectos de nossa sociedade – onde podemos ver tanto assistentes virtuais quanto carros com maior autonomia.

Os profissionais que atuam nessa área serão responsáveis por projetar algoritmos e também modelos de machine learning que irão permitir que os sistemas aprendam e, com isso, possam tomar suas próprias decisões com base nesses dados.

Certamente, é uma área bastante promissora e super emocionante, podendo gerar criações únicas e inovadoras. Para isso, o profissional precisa ter conhecimento em estatística, matemática e programação, além de entendimento das linguagens de programação, que serão muito utilizados no dia a dia de trabalho nessa área.

Conhecer as últimas tendências e estar sempre em busca de novos conhecimentos é uma excelente maneira de se destacar nessa carreira.

Cibersegurança

Segurança cibernética, de fato, é algo que não pode mais ser deixada de lado – principalmente em ambientes empresariais, que lidam com informações e dados de milhares de pessoas diariamente.

Com isso, a cibersegurança se tornou uma das profissionais mais promissoras na área da tecnologia, sendo também uma ótima oportunidade para quem está em busca de uma área de boa remuneração e muito trabalho.

A cibersegurança existe para proteger os dados contra as ameaças cibernéticas, onde os profissionais que atuam nessa área serão responsáveis pela proteção não apenas dos dados, mas também das redes e sistemas.

Os ataques podem surgir de maneira inesperada e de diversas formas, o que faz ser necessário ter um vasto conhecimento e experiência no assunto.

Para atuar na carreira de cibersegurança, o profissional precisará adquirir o conhecimento requisitado em diversos assuntos, como redes de computadores, hacking ético, criptografia e outros.

Além disso, certificações como CISSP, CISM e CompTIA Security+ poderão ser úteis para criar novas habilidades e atrair a atenção do empregador.

Desenvolvimento Web e Mobile

Por fim, temos a carreira de desenvolvimento web e mobile, também em crescimento constante e cheio de oportunidades no mercado de trabalho.

Essa continua sendo uma das carreiras na área de tecnologia que mais cresce, sendo bastante popular e acessível.

O profissional que atua como desenvolvedor nessa área será responsável pela criação de aplicativos e sites, utilizando linguagens de programação.

Para ser um desenvolvedor web e mobile, é preciso ter uma carreira já consolidada e com projetos que tenham gerado lucros. Mas, para quem está começando, é possível conquistar oportunidades voltadas para esse perfil.

Quanto mais for sendo desenvolvido, criando um portfólio forte, maiores as oportunidades irão surgir para a carreira do profissional.

 

Google Search Nitro News Brasil