Share

8 Plantas fáceis de cultivar dentro de casa

Cultivar plantas e flores em geral é um dos principais hábitos dos brasileiros, afinal, quem é que não gosta de ter algumas plantinhas dentro de casa para decorar o ambiente? Bem como algumas flores bem bonitas para deixar todos os cômodos mais alegres e muito mais coloridos? 

Não existe no Brasil, uma dona de casa sequer que não tenha, pelo menos, um jardim ou algumas plantinhas em vasos. E apesar de ter flores em casa ser um hábito bem brasileiro, muitas vezes, as pessoas que moram em apartamentos, por mais que gostem de flores e plantas, não tem muito espaço para cultivá-las. 

Isso porque muitos pensam que para cultivar flores é preciso ter um espaço específico, ou até mesmo um jardim externo, mas isso não é verdade. Existem várias plantas e flores que podem ser facilmente cultivadas dentro de casa, visto que não necessitam tanto de luz solar. 

Outro impedimento que algumas pessoas costumam ter a respeito do cultivo de plantas, é sobre a compra. Muitas vezes é difícil saber onde comprar as flores, ou mesmo ter tempo para isso. Mas graças à era digital, você consegue facilmente comprar flores online sem nenhuma dificuldade. Ou seja, essa não é mais uma desculpa aceitável para não ter algumas plantinhas em casa. 

E como dissemos anteriormente, existem várias espécies de flores e plantas que podem viver em locais fechados sem nenhum problema. Neste artigo, vamos te apresentar 8 dessas espécies, para que você conhecê-las e escolher quais gostaria de cultivar dentro da sua casa.

Samambaia

Em primeiro lugar, vamos falar das belíssimas samambaias, que possuem belíssimas folhas verde claro, muito volumosas e longas, com um caimento realmente maravilhoso.

Devem ser cultivadas em locais “meia sombra” que estejam livres de ventos fortes, visto que eles podem queimar suas lindas folhas. Além disso, é indicado que sejam sempre plantadas em vasos suspensos. 

Cróton

Os crótons possuem folhas coloridas, amplas e muito brilhantes. Podem ser grandes, médias ou pequenas, além de serem encontradas em um misto de cores que contém partes verdes, vermelhas, amarelas, roxas e rosas, formando combinações incríveis. 

Diferente da maioria das plantas dessa lista, o cróton precisa da luz do Sol, então você deve deixá-la sempre próxima a uma janela. Além disso, ela não se adapta a ambientes onde frequentemente se liga um ar condicionado. 

Orquídea

A orquídea é considerada por muitos a flor mais bela de todo o mundo, e é frequentemente utilizada para decorar a casa. Apesar de existirem vários tipos de orquídeas, o tipo mais comum é a falenópis, com pétalas arredondadas e comumente encontradas nas cores: rosa, amarelo, branco e roxo.

Deve sempre ser cultivada em locais onde há meia sombra, ainda assim, fique atento à cor das folhas, caso fiquem em tom verde escuro, troque a flor de local.

Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma planta bem comum nas casas brasileiras. Ela não possui caule, ao invés disso, conta com folhas grandes, que podem chegar a 1 metro de comprimento, largas e achatadas. A espécie mais comum possui cor verde escuro no centro, com manchas verde claro e bordas amarelas. 

Esta é uma planta que não exige tantos cuidados, além de ser muito resistente, podendo suportar ventos fortes e, até mesmo, a incidência frequente de um ar condicionado.

Bromélia

As bromélias são extremamente utilizadas na decoração dos mais diversos ambientes, desde um jardim externo, até uma sala de jantar ou uma sala de estar, visto que suas flores vermelhas contrastadas com o verde escuro das folhas, faz com que essas flores tenham uma beleza única. 

É uma espécie que não pode receber a luz do Sol de forma direta, pois ele queima suas folhas, e você deve regá-la somente a cada dois dias, deixando sempre um pano úmido no centro para evitar a proliferação de mosquitos.

Palmeira Leque

O formato da palmeira leque é o que mais chama atenção, pois possui folhas largas, plissadas e com as pontas “dentadas”. Apesar de poder ser cultivada dentro de casa, ela precisa da luz do Sol, além de precisar ser deixada em um local amplo, para que ela tenha espaço para se desenvolver. 

Além disso, ela não gosta de ventos fortes ou de ar condicionado, e deve sempre ser adubada no verão.

Begônia

A begônia é uma das plantas favoritas das donas de casa, não somente por conta das diferentes formas que suas folhas assumem, mas também por conta das cores das suas flores, que costumam ser sempre muito coloridas, sendo as plantas ideais para compor uma bela decoração.

Quanto aos cuidados, elas devem ficar em locais sem luz solar, ventos fortes ou friagem.

Zamioculca

Por fim, temos a zamioculca, uma planta simples, mas que se destaca por ter folhas realmente lindas, com um brilho único e muito forte. Elas praticamente não precisam de luz, e são excelentes para corredores ou locais onde praticamente não há luminosidade. 

No que diz respeito a quantidade de água adequada para essa plantinha, tenha muito cuidado com o exagero, pois é melhor colocar água de menos na zamioculca, do que de mais.

Google Search Nitro News Brasil